
“Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por Aquele que nos amou.” (Romanos 8:37).
Quando fazemos algo competitivo, todos nós gostamos de vencer. Além disso, gostamos de ver aqueles que apoiamos a vencerem também. Lembro-me de passar de carro pelo estádio de futebol numa tarde de domingo, na cidade onde cresci. O time da casa tinha acabado de perder o jogo para outro time visitante, e muitos torcedores locais não estavam felizes. Vi um homem caminhando pela calçada tão chateado que chutava todos os carros estacionados que passavam, só para descarregar suas frustrações. Mas como podemos ser mais do que vencedores? Afinal, se vencermos, vencemos. Como podemos fazer mais do que vencer?
Talvez possamos usar uma ilustração. Na época dos veleiros, eles às vezes enfrentavam tempestades severas. Então, tinham que recolher as velas e deixar o vento levá-las para onde soprasse. Depois que a tempestade passava, eles se recompunham, verificavam sua posição e tentavam retornar ao curso. Se conseguissem passar pela tempestade e não houvesse danos ao navio, diriam que haviam vencido. Eles haviam sobrevivido à tempestade.
Mas suponha que, após a tempestade, ao verificarem sua posição, descobrissem que, em vez de desviá-los do curso, a tempestade os havia empurrado diretamente para o caminho certo, e que estavam muito mais perto de seu destino do que se o tempo estivesse bom. Em vez de trabalhar contra eles, a tempestade havia trabalhado a favor! Isso seria um caso de ser mais que um vencedor.
Muitas vezes é assim em nossas vidas. As tempestades que o Senhor permite em nosso caminho cristão não nos desviam do caminho. Elas trabalham a nosso favor, não contra nós, e por meio dessas tempestades aprendemos lições que não poderíamos aprender de outra forma. Além disso, aprendemos o cuidado do Senhor por nós e como Ele pode nos proteger. Não poderíamos aprender esse tipo de coisa no céu, pois não haverá tempestades lá em cima. Temos que aprender tudo isso aqui embaixo, mas teremos a lembrança disso por toda a eternidade.
Bill Prost
