
“… entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista…” (Mateus 11:11).
Nosso versículo de hoje está de certa forma conectado com o que dissemos ontem. João Batista era um homem relativamente jovem quando foi chamado para servir ao Senhor, e provavelmente começou quando tinha apenas vinte e poucos anos. Ele também vivia uma vida muito simples, pois a Bíblia registra que ele usava roupas feitas de pelos de camelo e se alimentava de gafanhotos (grandes gafanhotos) e mel silvestre. Roupas feitas de pelos de camelo provavelmente não lhe eram muito confortáveis em contato com a pele, e comer gafanhotos… bem, a maioria de vocês provavelmente diria: “Eca!”. Além disso, ele vivia em áreas desérticas; não morava em uma casa bonita.
No entanto, havia algo muito importante em João Batista, e por isso o Senhor diz que nenhum outro profeta foi maior do que ele. Por quê? Porque João estava no lugar onde o Senhor o colocou e fez exatamente o que o Senhor lhe ordenou. Não é o quanto fazemos que importa, mas sim se fazemos a vontade do Senhor, no lugar onde Ele nos quer.
Houve muitos grandes profetas e grandes homens no Antigo Testamento. Alguns deles viveram vidas longas, como Noé, Abraão, José e Moisés, para citar alguns. Mas João Batista teve uma vida relativamente curta, pois foi decapitado quando jovem, provavelmente com pouco mais de 31 anos. No entanto, o Senhor lhe concede a maior honra que poderia dar, porque Ele fez o que Lhe foi pedido. Sua obra para o Senhor terminou quando ele era bem jovem.
É importante aprendermos isso. Não se trata de quanto tempo vivemos, nem de quanto fazemos pelo Senhor. O importante é estar onde Ele nos coloca e fazer o que Ele nos dá para fazer. Há mais uma razão pela qual o Senhor elogiou João Batista tão profundamente, mas deixaremos isso para amanhã.
Bill Prost
