
“… porém a alma do povo angustiou-se [tornou-se desanimada] naquele caminho.” (Números 21:4).
“Então o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes… e morreu muita gente em Israel.” (Números 21:5-6).
Covid, covid, covid! Estamos todos cansados disso, e mesmo assim o problema parece não ter fim. É um grande incômodo ter que ficar longe de outras pessoas e usar máscaras a maior parte do tempo. Enquanto escrevo isto no final de 2021, a variante Ômicron está se espalhando rapidamente e, embora sua infecção não seja tão grave quanto algumas das anteriores, está causando muitos problemas. Planos de viagem estão sendo interrompidos, cadeias de suprimentos de vários itens estão sendo interrompidas e mais restrições estão sendo impostas a reuniões sociais. Todos nós desejamos que isso acabe de uma vez por todas!
No nosso primeiro versículo de hoje, vemos que os filhos de Israel também ficaram desanimados. Eles já estavam vagando pelo deserto há cerca de 38 anos e estavam prestes a entrar na terra de Canaã. Mas acharam a jornada bastante difícil e começaram a culpar a Deus e a Moisés também. Eles haviam comido maná por todos aqueles anos, e Deus nunca deixara de supri-los, mas agora reclamavam dele. Chamavam-no de “pão tão vil” e sentiam fastio dele. Isso significa que o repugnavam e detestavam. Era normal que estivessem cansados de atravessar o deserto, mas era errado reclamar da boa comida que o Senhor lhes dava, e era errado falar contra o Senhor e contra Moisés, o líder que Deus lhes havia dado. O Senhor então enviou serpentes ardentes para mordê-los, e muitas pessoas morreram.
Pelo mesmo motivo, é normal nos cansarmos de coisas como a pandemia da Covid, mas é errado reclamar dela e culpar o Senhor por permitir isso. O Senhor tem um propósito em tudo isso, e Ele nos testa para ver se confiamos Nele para nos ajudar a superar isso. Ele está usando coisas como a pandemia da Covid para fazer este mundo perceber que o julgamento está chegando e para atrair pessoas a Cristo para serem salvas. Se reclamarmos disso, o Senhor pode ter que permitir dificuldades em nossas vidas também, assim como fez com os israelitas. Lembremo-nos de que o Senhor permite nossas circunstâncias neste mundo, e podemos confiar que Ele cuidará de nós. Falaremos um pouco mais sobre isso amanhã.
Bill Prost
