“E havia em Jope uma discípula chamada…” (Atos 9:36).
Deixei o versículo de hoje inacabado por um motivo. Quis que você imaginasse, enquanto lia, de quem se tratava. O versículo nos diz sobre Tabita… uma mulher! Sim, vocês, jovens, podem ser discípulas, e vemos um belo exemplo nesta dama chamada Tabita.
A história continua nos contando que ela era “cheia de boas obras e esmolas” (isto é, fazendo o bem aos pobres). Mas ela morreu. Todos aqueles a quem ela havia ajudado ficaram muito tristes e mostravam as roupas que ela havia costurado para eles. Você consegue imaginar o quarto, com o corpo de Tabita deitado imóvel na cama, e todos ao redor chorando, segurando jaquetinhas e suéteres e contando como Tabita havia sido gentil com eles?
Os outros discípulos daquela região foram a uma cidade próxima onde Pedro estava pregando e o levaram a Jope. Pelo poder do Senhor, ele ressuscitou Tabita do seu leito de morte. O versículo 42 então nos diz que isso era conhecido em toda Jope, e que “muitos creram no Senhor”. Nós acabamos de ler algo que nos diga que Tabita pregou um sermão? Não, ela levou muitos a conhecer o Senhor por meio de seus atos amorosos, gentis e “semelhantes aos de Cristo”, e por meio de sua morte e ressurreição pelo poder de Deus por meio de Pedro. E assim, jovens, queremos encorajá-las a estender a mão com bondade às pessoas ao seu redor. Olhem ao redor e perguntem ao Senhor onde vocês podem demonstrar o Seu amor por meio de algo que vocês podem fazer. Isso também abre a porta para falar as pessoas sobre o seu Amigo especial, o Senhor Jesus.
Isso não precisa se aplicar apenas às meninas! Há muitas coisas que vocês, meninos, também podem fazer. Tudo começa em casa, e ser prestativo lá é a maneira de começar antes de se expandir para além de casa. E aqui está outro ponto para refletir. Quando chegar a hora de olhar ao redor e se perguntar quem o Senhor quer que você escolha como “ajudadora idônea” na vida, procure uma mulher que ame o Senhor e ame servir aos outros. Provérbios 31:30 nos diz: “Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.”
Bill Prost
