Fazei-o como ao Senhor

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças (Eclesiastes 9:10).

“E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, (Colossenses 3:23).

Isaac Watts viveu há muito tempo, nos séculos XVII e XVIII. Nasceu em 1674 e faleceu em 1748. Viveu toda a sua vida na Inglaterra e, se você tiver a oportunidade de ir a Londres, vale a pena visitar o cemitério onde ele está enterrado. Seu túmulo fica no cemitério de Bunhill Fields, onde muitos bons compositores de hinos cristãos estão enterrados.

Ele era um menino muito inteligente e, aos sete anos, já conseguia escrever poesia decente. Na adolescência, sua mente espiritual e poética se perturbou com a má qualidade dos hinos que havia naquela época. Um dia, ele reclamou com o pai sobre aqueles hinos, e a reação dele foi: “Então nos dê algo melhor!” Isaac aceitou o desafio e, no domingo seguinte, presenteou o pai com um bom hino, que eles aprenderam. Ele escreveu muitos hinos ao longo da vida e hoje é conhecido como o pai dos hinos ingleses. Foi seu exemplo que lhe deu a liderança e encorajou outros a também começarem a escrever bons hinos. Como resultado, provavelmente existem mais bons hinos cristãos em inglês do que em qualquer outra língua do mundo. Você provavelmente conhece alguns de seus hinos*, como: “Quando contemplamos a maravilhosa cruz”, “Ai! E sangrou meu Salvador” e “Ó Deus, nosso auxílio em eras passadas”.

Você pode se perguntar por que estou contando a história de Isaac Watts, mas aqui estava um menino que fez o que o Senhor lhe dera para fazer, e o fez “com toda a sua força”. Ele usou a habilidade que o Senhor lhe deu, e a usou da maneira certa. Ele trouxe bênçãos a inúmeras pessoas, e ainda hoje cantamos seus hinos.

O Senhor tem algo para cada um de nós fazer, e Ele quer que o façamos bem. Hoje em dia, existem alguns jovens que não se dão ao trabalho de fazer as coisas bem, e, infelizmente, há também os mais velhos que fazem o seu trabalho de forma desleixada. Lembremo-nos de fazer tudo como se estivéssemos fazendo para o Senhor. É a Ele que realmente devemos querer agradar.

Bill Prost

*Notas de rodapé: cada um desses hinos de Isaac Watts teve várias versões em português ao longo dos séculos, mas há traduções/adaptações que ficaram mais consagradas.