
“… Nele [no Senhor Jesus] não há pecado” (1 João 3:5).
“Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.” (Mateus 4:1).
Está muito claro, a partir do primeiro versículo que temos hoje, que o Senhor Jesus não tinha uma natureza pecaminosa e não podia pecar. Alguns dizem que Ele poderia ter pecado, mas não pecou. Esta é uma declaração blasfema, pois se Ele pudesse ter pecado, então Ele deveria ter tido natureza pecaminosa e não poderia ser nosso Salvador.
Então, por que foi necessário que Ele fosse tentado [ou provado] pelo diabo? Algumas pessoas poderiam argumentar: Por que Ele precisava ser tentado, se não podia pecar? Onde estava a tentação nisso tudo? A resposta é muito simples. A tentação provou que o Senhor Jesus não tinha uma natureza pecaminosa.
Deixe-me usar uma ilustração. Todos vocês sabem que o ouro verdadeiro é muito valioso. No momento, o ouro vale mais de R$ 18.000,00 por onça (aproximadamente 31 gramas). Por milhares de anos, as pessoas têm feito “ouro falso” e depois vendido como se fosse ouro verdadeiro. Infelizmente, muitas pessoas foram enganadas por esse ouro falso e pagaram por ele, apenas para descobrir mais tarde que o que tinham não era ouro de verdade. Mas existem testes específicos que podem ser feitos para provar se o ouro é verdadeiro. Joias de ouro falso geralmente deixam uma marca na pele, enquanto o ouro verdadeiro não. O ouro falso enferruja, enquanto o ouro verdadeiro não. Finalmente, você pode colocar uma pequena quantidade de ácido nítrico em ouro verdadeiro, e nada acontecerá. Mas se for ouro falso, uma cor verde aparecerá, ou às vezes uma cor leitosa, se o ouro for misturado com prata. Dessa forma, as pessoas podem testar uma peça de ouro para ter certeza de que é verdadeiro.
O teste pelo qual o Senhor Jesus passou provou que Ele era quem Ele dizia ser — o Filho de Deus. Nós, que temos uma natureza pecaminosa, podemos ser tentados pelo diabo, mas o Senhor Jesus simplesmente respondeu com citações da Palavra de Deus, e Satanás foi derrotado. Satanás não conseguiu tentar o Senhor Jesus a pecar, pois Ele não tinha uma natureza pecaminosa. Então, Ele começou Seu ministério terreno, tendo provado quem Ele era.
Bill Prost
