Por que estais ociosos

“Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele…” (1 Reis 19:19).

“E Jesus, andando junto ao mar da Galiléia, viu a dois irmãos, Simão, chamado Pedro, e André, os quais lançavam as redes ao mar, porque eram pescadores; E disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.” (Mateus 4:18-19).

“E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou-lhes: Por que estais ociosos todo o dia? Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. (Mateus 20:6-7).

Ao ler esses três versículos, você pode se perguntar como eles estão conectados. Dois deles falam sobre aqueles que foram chamados para servir ao Senhor, enquanto o terceiro fala sobre homens que estavam esperando no mercado para serem contratados. Deixe-me explicar a conexão, pois podemos aprender com esses três versículos.

Em primeiro lugar, vemos que o Senhor chamou Eliseu para substituir Elias como profeta em Israel, e se você ler a passagem, verá que Elias lançou a sua capa sobre Eliseu. Eliseu soube imediatamente o que isso significava, rapidamente colocou seus negócios em ordem e seguiu Elias. Da mesma forma, no Novo Testamento, encontramos o Senhor Jesus chamando Pedro e João para deixarem seus negócios de pesca e segui-Lo. Ele queria torná-los “pescadores de homens”. Eles imediatamente deixaram suas redes e seguiram o Senhor Jesus.

O importante a ser observado em ambos os casos é que o Senhor escolheu pessoas ocupadas para trabalhar para Ele. Ele não procurou pessoas que estivessem ociosas, sem fazer nada. Não, quando o Senhor escolhe pessoas para servi-Lo, Ele escolhe aquelas que têm energia e que estão ocupadas fazendo coisas. Assim é hoje. O Senhor não procura preguiçosos para chamá-los a trabalhar para Ele. Ele escolhe cristãos ocupados, que realizam bem seu trabalho regular, seja na escola ou em algum tipo de emprego. É importante que cada um de nós faça aquilo que vê que precisa ser feito, e que esteja ocupado em fazê-lo. O Senhor pode usar esse tipo de cristão.

No entanto, no terceiro versículo, encontramos aqueles que não estavam trabalhando, embora quisessem trabalhar. Naqueles dias, os homens nem sempre tinham empregos fixos. Aqueles que queriam trabalhar iam ao mercado e esperavam que alguém os contratasse para o dia. No final do dia, recebiam o pagamento e tinham que ir ao mercado novamente no dia seguinte. O que isso nos ensina?

Às vezes, neste mundo, há pessoas que querem trabalhar, mas não há trabalho para elas. Isso é difícil, e pode ser muito desafiador, especialmente para quem tem uma família para sustentar. Para os crentes, podemos recorrer ao Senhor e pedir-Lhe que nos ajude em tal situação.

Mas nunca precisamos nos preocupar que o Senhor não tenha algo para fazermos. Sempre há trabalho para o Senhor, mesmo que seja apenas fazer as tarefas escolares ou o trabalho regular. Devemos fazê-lo “de todo o coração, como ao Senhor” (Colossenses 3:23). Além disso, se realmente quisermos fazer algo para o Senhor, Ele nos mostrará o que fazer.

Bill Prost