
“Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu…” (Rute 1:16).
A história de Rute envolve um livro inteiro da Bíblia, e recomendo que você leia o livro para saber tudo sobre ela. É um livro curto — apenas quatro capítulos. Mas, em resumo, ela era uma jovem moabita que se casou com um dos filhos de Noemi, quando Noemi, seu marido Elimeleque e seus dois filhos se mudaram de Israel para Moabe por dez anos. Eles fizeram isso porque havia escassez de alimentos em Israel. Mas Elimeleque morreu lá em Moabe, assim como Malom e Quiliom, seus dois filhos. A morte dos dois filhos deixou suas esposas, Orfa e Rute, viúvas ainda jovens, e, naturalmente, Noemi também ficou viúva.
Mais tarde, quando soube que havia comida novamente em Israel, Noemi quis voltar para casa. Suas duas noras queriam ir com ela, mas Noemi tentou convencê-las a ficar em Moabe. Uma das moças, Orfa, acabou voltando, mas Rute insistiu em ir para a terra de Israel com Noemi. De alguma forma, o Senhor havia trabalhado em seu coração, e em vez de voltar para Moabe, onde adoravam ídolos, ela veio para Israel com Noemi.
No início, ela era uma estrangeira ali, mas era evidentemente uma trabalhadora esforçada e saía para colher cevada nos campos depois que os ceifeiros terminavam de trabalhar. Mais tarde, o dono do campo, um homem chamado Boaz, quis se casar com ela. Segundo a lei de Moisés, os moabitas não deveriam ser admitidos na congregação de Israel, mas todos reconheceram que o Senhor estava trabalhando especialmente com Rute, e ela se tornou esposa de Boaz. Ela era a bisavó de Davi e, dessa forma, também uma das ancestrais humanas do Senhor Jesus.
A fé de Rute a fez insistir em vir para a terra de Israel com Noemi. Se você e eu realmente amamos o Senhor Jesus, também desejaremos segui-Lo, mesmo que seja um caminho difícil. Porque o Senhor estava com ela, Rute conseguiu superar todos os problemas e prosperou na terra de Israel. O Senhor também é capaz de cuidar de nós, se O seguirmos.
Bill Prost
