
“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.” (Efésios 6:1).
“Vós, servos, obedecei a vossos senhores… como a Cristo;” (Efésios 6:5).
“Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à potestade resiste à ordenação de Deus…” (Romanos 13:1-2).
Em nossos versículos de hoje, mencionamos vários tipos diferentes de autoridade (potestades), e devemos nos submeter a todos eles. Os filhos devem se submeter aos pais, os servos devem se submeter aos seus senhores e, em geral, todos devemos nos submeter e obedecer às autoridades civis. (Isso significa autoridades como a polícia, o professor na escola e os governos municipal, estadual e federal.)
Nem sempre é fácil obedecer à autoridade, especialmente se ela não for usada da maneira correta. Às vezes, as leis aprovadas e as coisas que nos pedem para fazer parecem ridículas. Além disso, os governos podem cometer erros e nos mandar fazer coisas que obviamente não vão funcionar. Os governos podem fazer coisas por motivos políticos que nada têm a ver com o bem-estar das pessoas que governam. O que devemos fazer?
Devemos lembrar que toda autoridade, em última análise, vem de Deus, e resistir a essa autoridade é resistir ao que Deus estabeleceu. Quando vemos a condição de algumas das autoridades neste mundo, podemos questionar como Deus pôde estabelecer um controle tão corrupto sobre nós. Mas Deus frequentemente realizou Seus propósitos ao longo dos anos, permitindo que homens e mulheres corruptos governassem. Quando o Novo Testamento foi escrito, os imperadores romanos muitas vezes não eram homens bons, e alguns eram definitivamente maus e muito pecadores. No entanto, o Senhor permitiu que eles fossem colocados em posições de poder e autoridade.
Há apenas uma razão pela qual não devemos obedecer às autoridades que Deus estabeleceu sobre nós: se elas nos disserem para fazer algo que desonre o próprio Senhor. Por exemplo, você se lembrará de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, a quem Nabucodonosor ordenou que se prostrassem e adorassem a imagem de ouro que ele havia erguido. Como eles conheciam e adoravam o Deus verdadeiro, eles se recusaram e foram lançados na fornalha ardente. Mas o Senhor os preservou de maneira notável, como testemunho ao rei e a todos os outros que o viram. Você pode ler essa história em Daniel 3.
Devemos respeitar e honrar aqueles a quem Deus colocou em autoridade, mas reconhecer também que Deus deve ser honrado e adorado acima de todas as autoridades.
Bill Prost
