Palavra fiel

“Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.” (1 Timóteo 1:15).

“Porque o exercício corporal para pouco aproveita (por um pouco de tempo), mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. Esta palavra é fiel e digna de toda a aceitação;” (1 Timóteo 4:8-9).

“Palavra fiel é esta: que, se morrermos com Ele, também com Ele viveremos;” (2 Timóteo 2:11).

“Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras (Tito 3:8).

Aqui temos quatro versículos, todos escritos para indivíduos (Timóteo e Tito), dizendo-lhes algumas coisas que são “ditos fiéis”. A palavra “fiel” significa algo que é firme e definido, e um dito fiel é algo que não muda.

O primeiro versículo diz respeito à nossa salvação, pois éramos todos pecadores e precisávamos ser salvos. Paulo acrescenta: “dos quais eu sou o principal”. Por que ele diria isso? Temos a resposta em um versículo anterior — “A mim, que dantes fui blasfemo, e perseguidor, e injurioso…” (1 Timóteo 1:13). Quando jovem, Paulo (então Saulo) perseguiu os cristãos e, por essa razão, ele se considerava o pior pecador. Se ele podia ser salvo, qualquer um poderia!

O segundo versículo diz respeito a como gastamos nosso tempo. Colocamos muito esforço em exercícios corporais ou gastamos nosso tempo em piedade? Sim, é bom fazer algum exercício e, como Paulo diz, isso é proveitoso por um pouco de tempo. Mas se nos exercitarmos para a piedade, isso durará não apenas para esta vida, mas também para toda a eternidade. Muitas pessoas hoje gastam muito tempo mantendo seus corpos em boa forma — correndo, levantando pesos, às vezes correndo maratonas, etc., mas talvez não pensem muito sobre a piedade. Mas você e eu, como cristãos, não devemos apenas manter nossos corpos em forma, mas também devemos gastar ainda mais tempo na piedade. O benefício disso durará para sempre!

O terceiro versículo diz respeito a estarmos mortos com Cristo. O que isso significa? De acordo com Romanos capítulo 6, estamos mortos e ressuscitados com Cristo. Isso significa que morremos para o pecado e devemos deixar nossa nova vida em Cristo se mostrar na maneira como vivemos aqui embaixo. Não participamos das atividades pecaminosas deste mundo, mas vivemos para a glória do Senhor.

Finalmente, em nosso quarto versículo, somos instruídos a continuar fazendo boas obras. A expressão “boas obras” ocorre quatro vezes no livro de Tito. Isso porque as pessoas em Creta, para quem Tito estava sendo enviado, eram naturalmente preguiçosas e estavam acostumadas a fazer coisas ruins. Então, quando se tornaram cristãos, ainda tinham essa tendência. Eles precisavam se lembrar de que agora que estavam salvos, deveriam fazer boas obras, não más. Precisamos desse lembrete.

Bill Prost