O amor de Cristo nos constrange

“Porque o amor de Cristo nos constrange… para que os que vivem não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou.” (2 Coríntios 5:14-15).

A palavra “constranger” é uma palavra forte, e significa forçar alguém a fazer algo, seja por força física ou moral. O Senhor Jesus certamente não nos força por força física a fazer algo por Ele, mas se realmente entendermos o quanto custou a Ele nos salvar, então Seu amor tem a força de uma ordem. Há uma parte do versículo 14 que deixei de fora, e diz: “se um morreu por todos, logo todos morreram”. Todos nós, antes de sermos salvos, estávamos “mortos em ofensas e pecados” (Efésios 2:1). Agora temos vida — nova vida em Cristo, mas custou ao Senhor Jesus o terrível sofrimento durante as três horas de trevas na cruz. Seu amor foi forte o suficiente para levá-Lo através desse sofrimento, mas é forte o suficiente para nos constranger? De acordo com este versículo, sim, é forte o suficiente. Então por que não respondemos mais ao amor do Senhor?

Talvez possamos ilustrar desta forma. Todos nós já vimos um ímã e sabemos que um ímã atrai ferro. No entanto, se tivéssemos um pequeno ímã e colocássemos algumas pequenas partículas de ferro a cerca de nove metros de distância dele, o ferro não seria atraído pelo ímã. Por que não? Se for um bom ímã, o ferro deve se mover em sua direção. Claro, você diria imediatamente: “O ímã está muito longe! Você terá que trazer o ferro para mais perto dele.” Você estaria certo, pois aqueles que estudaram física sabem que a força de um campo magnético varia com o quadrado da distância dele. Um ímã que está a cerca de 2,5cm de algum ferro tem uma certa quantidade de atração. Mas se o ímã estiver a 5cm de distância, ele tem apenas 25% da atração. Se estiver a 7,5cm de distância, ele tem apenas 11% da atração. Você pode ver que um pequeno ímã que está a 9 metros de distância do ferro tem pouca força de atração em seu campo magnético.

É o mesmo com alguns de nós como cristãos. O amor de Cristo nos constrange, mas se estivermos muito longe do Senhor em nossas vidas, a influência desse amor se torna quase imperceptível. São aqueles que vivem no calor do Seu amor que sentem o poder em si mesmos, e então respondem ao chamado do Senhor para servi-Lo.

Bill Prost