Não contendais pelo caminho

“E despediu os seus irmãos, e partiram; e disse-lhes: Não contendais pelo caminho.” (Gênesis 45:24).

José estava alertando seus irmãos para não contenderem (brigarem) no caminho de volta para o Egito! Não é triste que ele sentiu que tinha que dizer isso a eles?

Mais de vinte anos antes, esses mesmos irmãos venderam José para o Egito como escravo, pensando que seria o fim dele. Eles o odiavam tanto que não se importavam se ele morresse. Mas o Senhor estava com José, e como sabemos, ele acabou sendo o governador de toda a terra do Egito. Como José havia armazenado trigo cuidadosamente durante os anos no Egito, quando as colheitas eram boas, havia bastante trigo lá quando o Senhor permitiu que uma fome viesse sobre toda a região. Eventualmente, seus irmãos foram compelidos a ir ao Egito comprar comida. Se você tem mapas no final da sua Bíblia, talvez possa traçar essa jornada.

Então José se fez conhecer aos seus irmãos, e a princípio eles ficaram com medo dele, pensando que ele se vingaria deles por vendê-lo como escravo. Mas ele os tratou bem e os perdoou gratuitamente pelo que lhe fizeram. Você podia pensar que eles iriam para casa muito felizes, sabendo que não teriam problemas com José. Mas José os conhecia bem. Ele sabia o quão facilmente eles poderiam começar a brigar entre si, talvez cada um culpando o outro pelo que havia acontecido muitos anos antes. Mas todos eles eram culpados, de uma forma ou de outra, exceto seu irmão mais novo, Benjamin.

Muitas vezes acontece o mesmo conosco, que somos cristãos. Não éramos melhores do que aqueles que odiavam o Senhor Jesus e queriam crucificá-Lo. Se estivéssemos lá na época, também teríamos desejado nos livrar Dele, pois nossos corações são todos iguais naturalmente. Mas agora Ele nos perdoou gratuitamente, lavou nossos pecados e nos deu um lar no céu. Você podia pensar que os cristãos seriam sempre felizes e desfrutariam do amor de Deus. No entanto, quão facilmente podemos encontrar falhas uns nos outros e entrar em brigas por pequenas coisas que não são tão importantes. Claro, não devemos ignorar coisas que desonram o Senhor, mas muitas das dificuldades entre os crentes são realmente apenas pequenas coisas que nos incomodam. Elas não estão realmente conectadas com o Senhor. O que José disse a seus irmãos é uma boa lição para todos nós — para não brigarmos no caminho para nossa casa no céu! Em vez disso, todos nós deveríamos estar desfrutando do que o Senhor fez por nós e tendo uma comunhão feliz juntos.

Bill Prost