![](https://acervodigitalcristao.com.br/wp-content/uploads/2024/09/crescendo_na_graca.webp)
“… nada para Ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força; ajuda-nos, pois, SENHOR nosso Deus, porque em Ti confiamos, e no Teu nome viemos… ” (2 Crônicas 14:11).
Ontem falamos sobre o fracasso na última parte da vida de Asa, mas é bom lembrar de uma época em que ele confiou no Senhor e obteve uma grande vitória. O Senhor havia dado a Asa e à terra de Judá descanso por dez anos no início de seu reinado, e Asa havia usado o tempo proveitosamente. Em vez de relaxar, ele havia construído cidades fortes com muros, torres, portões e barreiras, para fortificar a terra contra aqueles que pudessem atacar. Além disso, ele havia aumentado a força de seu exército e os treinado em métodos de luta. Tudo isso era bom, e como cristãos, nós também precisamos usar um tempo de paz em nossas vidas para ler a Palavra de Deus e para edificar (ou construir) a nós mesmos nas coisas do Senhor. Asa sabia que os inimigos poderiam muito bem atacar, e ele queria estar pronto para eles.
Ele não teve que esperar muito tempo, e quando Zerá, o etíope, veio contra ele, foi com um exército de um milhão de homens — quase o dobro do que Asa tinha em seu exército. Não havia razão para os etíopes atacarem; eles estavam vindo simplesmente para tirar prata, ouro e outras riquezas de Judá. Mas Asa não confiou em seu exército ou em suas cidades fortificadas; em vez disso, ele confiou no Senhor. Asa sabia que não importava quão grande ou pequeno fosse seu exército, era somente o Senhor que poderia lhe dar a vitória.
Quando a batalha foi travada, a Bíblia registra que “o SENHOR feriu os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e os etíopes fugiram” (2 Crônicas 14:12). A vitória foi tão completa que todos “foram destruídos” (2 Crônicas 14:13). É impressionante pensar em um milhão de homens sendo mortos assim, mas foi o julgamento de Deus sobre aqueles que vieram lutar contra Seu povo. Asa confiou no Senhor, e o Senhor lhe deu a vitória.
Não é certo que os cristãos de hoje saiam e matem seus inimigos, mas temos batalhas espirituais em vez disso. O apóstolo Paulo nos diz que “não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas… contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6:12). Satanás está lá fora, buscando nos vencer e tirar as coisas que desfrutamos como cristãos. Nós também precisamos nos fortalecer contra ele e, como já vimos em uma meditação anterior, precisamos vestir toda a armadura de Deus. No entanto, não podemos confiar em nossa própria força; em vez disso, devemos confiar no Senhor para vencer a batalha por nós.
Depois, o profeta, Azarias encorajou Asa, dizendo-lhe: “esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra tem uma recompensa” (2 Crônicas 15:7). Vivemos em tempos difíceis, mas o Senhor também nos encoraja, e se vivermos para a Sua glória neste mundo, a nossa obra também será recompensada num dia vindouro.
Bill Prost
![](https://acervodigitalcristao.com.br/wp-content/uploads/2025/02/imagem-5-1024x1024.jpg)