“… Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem se glorie o forte na sua força; não se glorie o rico nas suas riquezas, Mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em Me entender e Me conhecer, que Eu Sou o SENHOR, que faço beneficência, juízo e justiça na terra…” (Jeremias 9:23-24).
Ontem falamos sobre o universo e revisamos alguns dos números que demonstram o tamanho e a complexidade dele. É realmente muito impressionante! Mas enquanto o universo exibe o poder e a glória de Deus, ele não nos fala sobre Seu coração. Da mesma forma, podemos ver uma bela pintura ou uma bela peça de mobília feita por um bom carpinteiro, mas nenhuma delas nos diz nada sobre o caráter da pessoa que a fez. Ele ou ela pode ser muito legal, mas também pode ter uma personalidade e caráter ruins. Conheci um homem uma vez que era muito bom com as mãos, mas ninguém queria trabalhar para ele, porque era muito difícil de lidar com ele.
Mas Deus não revelou apenas Seu poder e glória na criação; Ele também nos mostrou Seu coração ao enviar Seu Filho a este mundo. “Deus é amor” (1 João 4:8), e Ele demonstrou Seu amor ao dar Seu Filho para morrer por nós. Quando o homem desobedeceu no Jardim do Éden, ele trouxe o pecado com toda a sua miséria para este mundo e estragou seu relacionamento com Deus. Mas Deus queria um relacionamento com o homem que Ele havia criado e, ao enviar Seu Filho a este mundo, Ele abriu um caminho para que esse relacionamento fosse restaurado de uma forma mais maravilhosa do que antes. Agora conhecemos o coração de Deus ainda melhor do que se o pecado nunca tivesse entrado neste mundo, pois sabemos que Deus nos amou o suficiente para enviar Seu Filho para morrer por nós. Se Adão e Eva nunca tivessem pecado, estaríamos desfrutando do Jardim do Éden hoje. Mas agora conhecemos Deus como nosso Pai e ansiamos por passar uma eternidade no céu!
Claro, o mesmo livro que nos diz “Deus é amor”, também nos diz que “Deus é luz”, e Deus não teve que renunciar parte de Sua santidade para nos salvar. Não, Deus está perfeitamente satisfeito com a obra que nosso Senhor Jesus fez na cruz, pois nas três horas de escuridão, Ele suportou o julgamento pelo pecado que a natureza santa de Deus exigia. Agora Deus pode sair e oferecer uma salvação gratuita a quem vier e pegá-la.
Novamente, é impressionante ver as maravilhas da criação de Deus, mas como diz nosso versículo, é ainda mais maravilhoso conhecer a Deus. Podemos aprender coisas sobre Ele quando olhamos para o universo, mas aprendemos sobre Seu coração quando pensamos na cruz do Calvário.
Bill Prost