“E disse-lhe Davi [a Mefibosete]: Não temas, porque decerto usarei contigo de benevolência por amor de Jônatas, teu pai, e te restituirei todas as terras de Saul, teu pai, e tu sempre comerás pão à minha mesa.” (2 Samuel 9:7).
A história de Mefibosete é muito tocante, pois mostra como Davi demonstrou gentileza a um jovem que era coxo de ambos os pés, e ainda assim conseguiu sentar e comer à mesa do Rei Davi. Você pode ler a história completa de Mefibosete em 2 Samuel 9. O pai de Mefibosete, Jônatas, havia sido morto em batalha com os filisteus, mas Davi queria mostrar gentileza a qualquer pessoa relacionada ao Rei Saul, porque Davi e o filho de Saul, Jônatas, eram bons amigos. Sabemos que o próprio Saul tentou matar Davi muitas vezes, e Mefibosete estava provavelmente com medo de que Davi o matasse, porque ele era neto de Saul. No entanto, Davi queria apenas mostrar gentileza a ele.
Mas há algo em nossos versículos de hoje que é muito especial. Davi disse a Mefibosete que ele comeria sua comida na mesa de Davi continuamente. No entanto, Davi também disse que ele restituiria toda a terra de Saul a Mefibosete, e disse a Ziba e sua família, com todos os seus servos, para trabalhar a terra para Mefibosete, para que “o filho de teu senhor tenha pão para comer” (2 Samuel 9:10). Se Mefibosete ia comer na mesa de Davi, por que ele precisava de uma grande propriedade para ter pão para comer?
Davi não apenas restaurou Mefibosete a um lugar em sua mesa, como um dos filhos de Davi, mas também restaurou sua dignidade. Ele não era simplesmente um objeto de caridade ou bem-estar; não, ele tinha sua própria propriedade com servos para trabalhar para ele. Ele não precisava da comida que era produzida, mas ter aquela grande propriedade lhe dava uma dignidade adequada, como filho de um rei. Quão gracioso da parte de Davi fazer isso!
O Senhor fez o mesmo por nós como cristãos. Como Mefibosete, não merecíamos nada além da morte, mas Deus nos deu uma nova vida em Cristo, e passaremos a eternidade com Ele no céu. No entanto, Ele nos deu mais do que isso. Ele nos deu uma “herança eterna” (Hebreus 9:15), para termos uma dignidade apropriada para nós como filhos de Deus. Que lugar maravilhoso Deus nos trouxe! O Senhor Jesus vai herdar todas as coisas criadas, e Ele vai compartilhar essa herança conosco.
Bill Prost