Consciência

“… no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.” (Gênesis 3:5).

“… os gentios, que não têm lei… mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência…” (Romanos 2:14-15).

“Orai por nós, porque confiamos que temos boa consciência, como aqueles que em tudo querem portar-se honestamente.” (Hebreus 13:18).

Entre os cristãos e até mesmo no mundo, falamos frequentemente de nossa consciência, mas você sabe realmente o que é nossa consciência? Normalmente pensamos nela como aquela parte de nós que nos permite distinguir o certo do errado, e isso é verdade. Mas você sabia que o homem nem sempre teve consciência?

Quando Deus criou Adão e Eva e os colocou no Jardim do Éden, eles eram inocentes e não tinham nenhum pensamento sobre o bem ou o mal. Quando Satanás tentou Eva a desobedecer a Deus e comer o fruto proibido, ele disse a ela que se ela fizesse isso, ela conheceria o bem e o mal. Isso era verdade, pois Satanás mistura frequentemente a verdade com a mentira. Mas Adão e Eva não precisavam conhecer o bem e o mal; Deus os havia criado para que eles não tivessem que pensar sobre tais coisas.

No entanto, quando pecaram, eles adquiriram uma consciência e tiveram um senso do bem e do mal. Como a Bíblia diz, imediatamente eles souberam que estavam nus. Desde então, todo homem e mulher tem tido uma consciência, com algum senso do certo e do errado. É por isso que Deus diz em Romanos 2 que os gentios, que não tinham lei, têm uma lei escrita em seus corações, pois sua consciência lhes diz o certo do errado. Além disso, o autor do livro de Hebreus (provavelmente o apóstolo Paulo) pede que orem por ele, para que ele possa viver com uma boa consciência.

Como temos uma consciência, as pessoas às vezes dizem: “Deixe sua consciência ser seu guia”. Esse é um bom conselho? Não realmente, pois para funcionar corretamente, nossa consciência precisa da luz da Palavra de Deus. Sim, todos nós temos algum senso de certo e errado, mas sem a orientação da Palavra de Deus, é fácil nos persuadirmos de que é certo fazer algo errado.

Nossa consciência é realmente como nossos olhos. Podemos ter bons olhos, mas se estivermos em um quarto totalmente escuro, nossos olhos não conseguem ver. Precisamos da luz para que nossos olhos vejam corretamente. Da mesma forma, nossa consciência precisa da luz da Palavra de Deus para funcionar corretamente.

Quando fazemos algo errado, nossa consciência nos incomoda, e isso é bom. Antes de sermos salvos, Deus usa nossa consciência para nos mostrar que somos pecadores. Depois que somos salvos, Deus usa nossa consciência para nos convencer se pecamos. Mas, novamente, nossa consciência funciona corretamente somente se for guiada pela Palavra de Deus.

Bill Prost