Provai, e vede que o SENHOR é bom

“Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.” (Salmo 34:8).

Muitas crianças pequenas, e especialmente bebês, não gostam de experimentar coisas novas para comer. Além disso, conheci jovens que comiam apenas pizza ou “mac and cheese” (macarrão com queijo). Claro, nós, que somos mais velhos, também podemos ficar muito presos à nossa dieta e não gostar de experimentar algo diferente. Gostamos do que estamos acostumados a comer e não queremos mudar. No entanto, muitas vezes, quando estamos dispostos a experimentar algo diferente, descobrimos que gostamos.

Lembro-me de um garotinho de cerca de 1 ano e meio que nunca tinha provado sorvete. Quando alguém lhe ofereceu uma lambida de um sorvete, ele recusou categoricamente e virou consistentemente o rosto para o outro lado. Finalmente, o homem que tinha o sorvete empurrou o sorvete para os lábios do menino, lambuzando-os com um pouco do sorvete. Imediatamente o menino lambeu os lábios e, como você pode imaginar, imediatamente quis mais.

Em outra ocasião, a mãe de um menino pequeno queria que ele começasse a comer tomates, mas, novamente, ele recusou categoricamente. Finalmente, seu pai disse que ele tinha que experimentá-los, e depois de comer um pouco, o menino imediatamente disse, em sua fala infantil, “Gosta!” Sua mãe me contou essa história ela mesma.

Entendemos tudo isso em coisas naturais, pois muitas vezes apenas precisamos experimentar algo para descobrir que gostamos. Mas quanto mais esse princípio é verdadeiro em coisas divinas! Um irmão cristão mais velho costumava nos lembrar frequentemente que “todos os nossos fracassos, seja como incrédulos ou como crentes, é porque não cremos na bondade que está no coração de Deus”. Isso é verdade. Como incrédulos, não vamos a Cristo porque Satanás nos engana, fazendo-nos acreditar que seremos mais felizes em nossos pecados do que vindo a Cristo. Como crentes, não vivemos mais para a glória do Senhor porque de alguma forma acreditamos que um pouco da velha natureza e do mundo nos fará mais felizes do que desfrutar do Senhor.

Qual é a resposta? Ela está no nosso versículo de hoje; devemos “provar e ver”. Quanto mais provamos de Cristo, mais desejaremos, pois Ele satisfaz, e de forma duradoura.

Bill Prost