Jonas – Parte 2

“E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe.” (Jonas 2:1).

“Falou, pois, o SENHOR ao peixe, e este vomitou a Jonas na terra seca.” (Jonas 2:10).

Você consegue imaginar estar na água e ser engolido por uma baleia? Seria uma experiência horrível, e sabemos pela Bíblia que Jonas esteve lá, dentro da barriga da baleia, três dias e três noites. No entanto, Jonas reconheceu que toda a experiência só poderia ser arranjada pelo Senhor, pois de que outra forma eles poderiam jogar Jonas para fora do navio no meio de uma tempestade, e ainda assim, de alguma forma, uma baleia estar lá esperando, no momento certo, para engoli-lo e evitar que ele se afogasse?

Quando tudo isso aconteceu, Jonas fez várias coisas corretas, e elas são boas para nós lembrarmos. Primeiro, ele admitiu seu erro, e ele até disse aos marinheiros no navio que ele estava fugindo do Senhor. Mas o mais importante de tudo, ele admitiu seu pecado ao Senhor. Segundo, ele reconheceu que o Senhor podia ouvi-lo em oração, mesmo de dentro da barriga do peixe. Ele reconheceu que somente o Senhor poderia salvá-lo, se Ele quisesse. Terceiro, ele percebeu que ele merecia morrer por desobedecer à palavra do Senhor. Se você ler todo o 2º capítulo de Jonas, você verá que Jonas disse todas essas três coisas em sua oração. Quando chegou o tempo do Senhor, Ele disse à baleia para vomitar Jonas na terra seca, e é claro que o peixe obedeceu ao Senhor. É interessante notar na Bíblia que quando o Senhor diz aos animais para fazerem algo, eles nunca desobedecem. No entanto, o homem às vezes ousa desobedecer ao Senhor!

Mesmo como cristãos, podemos não gostar do que o Senhor quer que façamos, e tentar correr para o outro lado, como Jonas fez. Espero que nem você e nem eu façamos tal coisa, mas somos capazes disso, assim como Jonas foi capaz. Então o Senhor pode permitir problemas muito difíceis em nossa vida, para nos fazer perceber que Ele está no controle. Mesmo que tenhamos pecado como Jonas, se realmente nos arrependermos e clamarmos ao Senhor, Ele nos ouvirá.

Bill Prost