“… E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.” (Mateus 9:1-2).
A expressão “tem bom ânimo” é uma coisa muito encorajadora de se ouvir, especialmente quando vem de alguém que realmente se importa conosco e verdadeiramente quer dizer isso. Todos nós conhecemos pessoas que dizem de forma um tanto leviana: “Não se preocupe; tudo vai ficar bem”, quando não têm ideia do que estamos passando. Às vezes temos a impressão de que elas também não se importam tanto assim. Mas o Senhor Jesus se importava profundamente com o homem que estava doente de paralisia, e Ele se importa com você e comigo também.
O Senhor Jesus não apenas se importava com esse homem, mas Ele iria curá-lo, ali mesmo. Essa era certamente uma mensagem de bom ânimo, pois ninguém mais poderia curá-lo. No entanto, o Senhor Jesus disse palavras incomuns quando curou esse homem. Ele disse: “perdoados te são os teus pecados” O que isso significa? As pessoas que ouviram o Senhor Jesus dizer isso ficaram chateadas, e especialmente os escribas, que acusaram o Senhor Jesus de blasfêmia. Isso significa que eles pensaram que Ele estava agindo como se fosse Deus, quando perdoou os pecados do homem. Mas esse era o ponto principal; Ele era Deus, e como Deus Ele podia perdoar pecados!
O homem estava doente por causa de algum pecado sério em sua vida, e o Senhor Jesus o perdoou. Poucos minutos depois, Ele disse ao homem doente para pegar sua cama e ir para sua casa. Foi realmente um dia de boa alegria para ele.
Talvez você esteja passando por um momento difícil em sua própria vida. O vírus Covid interrompeu a vida da maioria das pessoas, e muitos de vocês, jovens, estão frequentemente passando por momentos difíceis. Talvez você não possa ir à escola no momento e tenha que estudar em casa; talvez você tivesse uma carreira que queria seguir e agora tem que esperar; talvez você sinta falta dos bons momentos sociais que você desfrutava alguns anos atrás. Mas o Senhor Jesus diz a cada um de nós: “tem bom ânimo”. Ele está lá para nós, e Sua presença vale tudo. Às vezes, aprendemos mais sobre Cristo quando as coisas estão difíceis do que quando estão indo bem. Melhor ainda, Ele está vindo em breve e, como diz o hino, “Valerá a pena quando virmos Jesus”.
Bill Prost