“… a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.” (Romanos 13:11).
Ontem falamos sobre duas maneiras de ser salvo — ser salvo uma vez quando aceitamos o Senhor Jesus como nosso Salvador, e ser salvo continuamente durante toda a nossa vida cristã, à medida que o Senhor nos ajuda a não permitir que nossa velha natureza pecaminosa nos faça pecar. Não mencionamos isso ontem, mas o batismo é como mostramos essa segunda maneira de ser salvo na prática em nossas vidas. Quando somos batizados, vamos para baixo da água e depois subimos novamente. Ir para baixo da água fala de morte, e neste caso é uma imagem da morte para nossa velha natureza pecaminosa. Admitimos que não há nada de bom nisso, e tudo o que ela merece é a morte. Então saímos da água, e esta é uma imagem da ressurreição. Agora temos uma nova vida em Cristo, e esta nova vida não pode pecar. Se pecarmos, é sempre a velha natureza que peca. Deus quer que demonstremos essa nova vida em nossa caminhada cristã.
Repeti o terceiro versículo que tivemos ontem, só para nos lembrar dele. Como nossa salvação pode estar mais perto do que quando cremos? Este é o terceiro tipo de salvação sobre o qual a Bíblia fala, e significa simplesmente que quando o Senhor vier, teremos tudo o que a salvação significa. Agora nós já temos uma nova vida em Cristo, mas como temos apontado, ainda temos uma natureza pecaminosa também. Além disso, vivemos em um mundo pecaminoso, e somos constantemente tentados a pecar porque vemos o pecado ao nosso redor. Finalmente, ainda temos corpos que ficam doentes, e se o Senhor não vier, com o tempo morreremos.
Tudo isso mudará quando o Senhor vier e nos levar para casa para estarmos com Ele. Nossos corpos mudarão e se tornarão corpos glorificados. Eles não estarão mais sujeitos as doenças e a morte. Além disso, não teremos mais uma velha natureza pecaminosa. Ela nunca mais irá nos tentar a pecar. Finalmente, seremos tirados deste mundo, para um lugar onde o pecado nunca poderá vir. Não veremos mais o pecado ao nosso redor. Dessa forma, perceberemos o efeito total da nossa salvação, pois nunca mais veremos ou cometeremos pecado. Esta é a salvação sobre a qual o apóstolo Paulo está falando, quando ele diz que nossa salvação está mais perto do que quando cremos. Conforme o tempo passa, chegamos cada vez mais perto da vinda do Senhor. Hoje estamos muito perto de Sua vinda; está muito perto!
Bill Prost