“Jesus… disse-lhes: A quem buscais? Responderam-lhe: Jesus o Nazareno. Disse-lhes Jesus: Eu sou [ele] … Quando, pois, lhes disse: Eu sou [ele], recuaram e caíram por terra” (João 18:4-6 JND).
Aqui temos um relato de como os principais sacerdotes e fariseus enviaram um bando de homens para prender o Senhor Jesus. Para fazer isso, eles pagaram a um dos discípulos do Senhor, Judas Iscariotes, muito dinheiro para mostrar-lhes onde o Senhor estava. Judas sabia exatamente como encontrar o Senhor Jesus, e trouxe um bando de homens e oficiais para prendê-Lo. O Senhor Jesus eventualmente se submeteu a eles, mas antes de tudo, como o Filho de Deus, Ele mostrou-lhes quem Ele era.
Quando os homens disseram ao Senhor Jesus quem eles queriam, Ele prontamente se identificou, mas em vez de dizer: “Eu sou Jesus, o Nazareno”, Ele disse: “Eu sou [ele]”. Então algo aconteceu. Todos os homens que tinham vindo para prendê-Lo, incluindo Judas Iscariotes, caíram de costas no chão. Você consegue imaginar a surpresa deles? Eles tinham vindo com lanternas e armas, mas tudo o que o Senhor Jesus fez foi dizer essas poucas palavras, e todos eles caíram de costas no chão. Por que isso aconteceu?
Se voltarmos ao Antigo Testamento, no tempo de Moisés, chegou um tempo em que o SENHOR o enviou ao Egito, para libertar o povo de Israel do poder do rei egípcio, Faraó. Moisés perguntou ao SENHOR: Se me perguntarem quem me enviou, o que direi? Deus lhe disse: “Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós” (Êxodo 3:14).
Quando o Senhor Jesus se referiu a Si mesmo dessa forma, Ele imediatamente se conectou com o Jeová do Antigo Testamento. Ele tinha o mesmo poder que o Deus, que Israel conheceu no Antigo Testamento; o mesmo poder que havia feito milagres diante do Faraó, rei do Egito; o mesmo poder que havia trazido pragas à terra do Egito e dividido o Mar Vermelho para que os israelitas pudessem escapar dos egípcios. Uma palavra do Senhor Jesus poderia fazer com que todos aqueles homens e oficiais caíssem no chão. No entanto, eles foram ousados o suficiente para se levantarem e prosseguirem com sua prisão.
No entanto, o Senhor Jesus se submeteu a eles, e permitiu que O amarrassem e O levassem embora. Por que Ele fez isso? Por que Ele simplesmente não escapou, como tantas vezes fizera antes? Ele se submeteu porque estava aqui para fazer a vontade do Pai, e porque Ele amava muito você e eu.
Bill Prost