“Depois disse Israel [Jacó] a José: Eis que eu morro, mas Deus será convosco…” (Gênesis 48:21).
“E disse José a seus irmãos: Eu morro; mas Deus certamente vos visitará…” (Gênesis 50:24).
Quando Jacó estava prestes a morrer, ele reconheceu que estava se aproximando do fim de sua vida neste mundo, e disse a José que, embora ele fosse morrer, Deus estaria com ele. Talvez, mesmo em sua juventude, você tenha tido alguém próximo a você, talvez uma avó ou avô, ou até mesmo um bom amigo. É difícil quando isso acontece, e Jacó sabia que seria difícil para José quando ele morresse. José sentiria muita falta de seu pai. Mas ele lembrou a José que Deus estaria com ele — Aquele que nunca morreria. É o mesmo conosco hoje. Podemos perder bons amigos e parentes mais velhos, pois eles vão estar com o Senhor, mas o Senhor é o mesmo, e Ele sempre estará conosco.
Depois, quando José estava prestes a morrer, ele disse algo diferente. Ele estava olhando para o tempo em que o Senhor libertaria os filhos de Israel do Egito e os traria para a terra de Canaã. Ele sabia que, embora estivessem bem no Egito, ainda assim não era o lugar onde deveriam ficar. Deus havia prometido a Abraão que daria a seus filhos a terra de Canaã, e José se lembrou disso.
Por isso, José lembra a seus irmãos que ele iria morrer, mas que Deus certamente os visitaria. Levou algum tempo, pois os filhos de Israel permaneceram no Egito por cerca de outros 140 anos após a morte de José, e passaram por momentos muito difíceis, pois um novo faraó se tornou rei. Ele não conhecia José, e quando os filhos de Israel se tornaram muito numerosos, ele os fez escravos. Mas, finalmente, o Senhor levantou Moisés, que liderou o povo para a liberdade com o poder do Senhor.
Você e eu também estamos aproveitando o fato de que o Senhor está conosco, mas também precisamos lembrar que este mundo não é nosso lar. Estamos esperando que o Senhor venha e nos leve para casa para estarmos com Ele. Deus certamente nos visitará também!
Bill Prost