“E o SENHOR estava com José… e estava na casa de seu senhor egípcio.” (Gênesis 39:2)
“… E o senhor de José o tomou, e o entregou na casa do cárcere [na prisão]… O SENHOR, porém, estava com José… “(Gênesis 39:20,21)
Quando José foi levado para o Egito, ele foi vendido a um homem chamado Potifar, o capitão da guarda. Deve ter sido muito difícil para José, pois ele tinha apenas dezessete anos quando isso aconteceu com ele. No entanto, ele trabalhou para Potifar, e como nossos versículos de hoje nos dizem, o Senhor estava com ele. Tudo o que ele fez na casa de Potifar correu bem porque o Senhor estava com ele.
Então algo aconteceu. A esposa de Potifar queria que José fizesse algo muito errado, e José se recusou a fazê-lo. Então a esposa de Potifar fingiu que José a havia agredido, e seu marido acreditou nela. Como resultado, José foi colocado na prisão, com pessoas más. Isso deve ter sido muito difícil para José também, pois ele não havia feito nada de errado. Mas, mais uma vez, lemos que, mesmo na prisão, o Senhor estava com ele, e José foi colocado no comando de todos os prisioneiros.
Tudo isso nos ensina algo sobre o cuidado do Senhor por nós, mesmo hoje. Às vezes parece que estamos indo bem, e tudo funciona bem para nós. Sentimos que o Senhor está conosco, nos ajudando com o que estamos fazendo. Foi o que aconteceu quando José estava na casa de Potifar; tudo correu bem.
No entanto, a esposa de Potifar acusou José de fazer algo que ele não fez, e ele acabou na prisão. Às vezes, em nossas vidas, as coisas vão mal para nós, mesmo que não tenhamos feito nada de errado. Nesse caso, podemos aceitar isso do Senhor, e mesmo nesses tempos difíceis, sentiremos que o Senhor está conosco. José deve ter se sentido muito mal quando foi colocado na prisão, mas tenho certeza de que ele sentiu que o Senhor ainda estava com ele e tiraria algo de bom disso. Foi exatamente isso que aconteceu, como veremos.
Bill Prost