Uma obra terminada

“Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé” (2 Timóteo 4:7).

“Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer” (João 17:4).

Os versículos de hoje nos mostram a diferença entre um dos maiores servos que o Senhor já teve e o próprio Senhor Jesus. No final de sua vida, quando Paulo sabia que não seria libertado novamente, mas seria levado para o lar para estar com o Senhor, ele pôde dizer a Timóteo as palavras em nosso primeiro versículo de hoje. Ele realmente havia lutado o bom combate, havia terminado sua carreira e guardado a fé. Ele havia caminhado firmemente em toda a verdade preciosa que o Senhor havia confiado a ele. Nesse sentido, ele não tinha nada do que se arrepender, nem havia nada entre ele e o Senhor que pudesse impedir sua comunhão com o Senhor.

No entanto, houve apenas Um que, no final de Seu ministério terreno, pôde dizer com confiança: “Terminei a obra que me deste a fazer”. Certamente havia muito que restava a ser feito, e os apóstolos e outros na igreja primitiva fizeram muitas dessas coisas. Mas tudo o que o Pai havia dado ao Senhor Jesus para fazer, Ele havia feito.

Mais do que isso, Ele pôde falar da maior obra que fez — Sua obra na cruz do Calvário — como se já estivesse concluída. Somente uma Pessoa divina poderia fazer isso. Quando Ele fez a oração em João 17, Sua obra na cruz estava à Sua frente. No entanto, Ele podia falar dela como se já estivesse concluída.

Bill Prost