Espírito, alma e corpo

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo [completamente]; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5:23).

O apóstolo Paulo acaba de terminar uma epístola a alguns novos crentes — os tessalonicenses. Paulo estava pregando para eles há menos de um mês, mas eles deixaram seus caminhos pagãos e aceitaram o Senhor Jesus como seu Salvador. Então Paulo teve que deixar a área por causa da perseguição. Pouco depois, ele escreveu esta epístola para eles, na qual ele fala bastante sobre a vinda do Senhor.

Agora ele profere uma oração, para que através do Deus de paz, eles sejam completamente santificados. Isso significa estar separado deste mundo. Além disso, ele ora para que seu espírito, alma e corpo sejam conservados irrepreensíveis para a vinda do Senhor Jesus. Cada um de nós, como ser humano, tem um espírito, uma alma e um corpo. Os animais têm almas e corpos, mas não espírito. Uma alma é o que torna os animais (e humanos) conscientes de sua própria existência. As plantas têm corpos, mas não têm alma ou espírito.

Como cristãos, é importante que estejamos separados deste mundo, pois tudo neste sistema mundial tenderá a nos arrastar para baixo espiritualmente. Mas por que Paulo fala sobre nosso espírito, alma e corpo assim? Falaremos um pouco mais sobre isso em alguns dias.

Bill Prost