Félix (parte 1)

“E, tratando [o Apóstolo Paulo] da justiça, e da temperança, e do juízo vindouro, Félix, espavorido, respondeu: Por agora vai-te, e em tendo oportunidade te chamarei” (Atos 24:25).

Félix era o governador romano naquela época e naquela região da terra de Israel e, como tal, decidiu manter Paulo na prisão. No entanto, ele deve ter ficado curioso para ouvir mais sobre o evangelho, pois chamou Paulo e “ouviu-o acerca da fé em Cristo”. Podemos apenas imaginar o quão fervorosamente Paulo pregou a ele, contando-lhe sobre o caminho de salvação de Deus e alertando-o sobre o “juízo vindouro”. Paulo sabia como adaptar sua mensagem à condição das almas daqueles a quem falava, e é notável que ele falava sobre temperança, que significa autocontrole, e não nos entregarmos ao excesso.

Homens como Félix (e sua esposa Drusila) estavam, sem dúvida, acostumados a um estilo de vida luxuoso, com todas as coisas boas que estavam disponíveis para eles em sua posição. No entanto, eles não conheciam a Cristo, e assim Félix tremeu ao ouvir Paulo. Sua consciência lhe disse que o que Paulo estava dizendo era verdade.

Mas este mundo e suas atrações eram fortes demais para Félix, e ele afastou Paulo, dizendo-lhe que o chamaria novamente, quando tivesse “oportunidade”. Veremos que a Palavra de Deus não registra que esta ocasião conveniente tenha chegado. Quão sério é ouvir a Palavra de Deus e negligenciá-la!

Bill Prost