Jonas

“E orou Jonas ao SENHOR, seu Deus, das entranhas do peixe” (Jonas 2:1).

Jonas teve que ser colocado numa posição muito séria antes de sentir necessidade de orar. Enquanto a tempestade avançava e os marinheiros oravam aos seus falsos deuses, Jonas estava dormindo. Mesmo quando o capitão do navio acordou Jonas e o incentivou a orar ao seu Deus, não há registro de que ele tenha feito isso. Não, Jonas estava fugindo do Senhor e não estava em condições espirituais para orar. Mesmo quando Jonas disse aos marinheiros para jogá-lo no mar, e ele esperava se afogar, ele não orou.

Mas então, quando se viu na barriga do peixe, sem nenhuma esperança de resgate exceto do Senhor, ele finalmente orou. Teria sido um lugar horrível para se estar, mas finalmente Jonas foi restaurado em sua alma e orou.

Jonas não era diferente de você e de mim, pois nós também podemos nos afastar do Senhor e desejar fazer o que queremos. O Senhor pode ter que nos colocar numa situação muito difícil, para nos trazer de volta a Ele. Mas vale a pena, pois Jonas não apenas aprendeu a lição, mas escreveu o livro de Jonas para que pudéssemos aprender a lição com suas experiências.

Bill Prost