“Então cantou Moisés e os filhos de Israel este cântico ao SENHOR, e falaram, dizendo: Cantarei ao SENHOR, porque gloriosamente triunfou” (Êxodo 15:1).
“E, tendo cantado o hino, [Jesus e os discípulos] saíram para o Monte das Oliveiras” (Mateus 26:30).
O canto mencionado em Êxodo 15, depois que os filhos de Israel cruzaram o Mar Vermelho, é a primeira menção de canto na Bíblia. As pessoas podem ter cantado antes disso, e provavelmente o fizeram, mas não há menção. Por que isso?
Eu sugeriria que é porque Deus não poderia realmente mencionar o canto até que a obra da redenção estivesse completa. É claro que a obra de nosso Senhor Jesus na cruz só aconteceria dali a 1.500 anos, mas a Páscoa é uma figura da obra de Cristo. Israel era agora um povo redimido e também foi libertado da autoridade do Faraó. Eles não podiam deixar de cantar!
Mas muitos anos depois, em vista da Sua obra na cruz, o Senhor Jesus celebraria a mesma Páscoa com os Seus discípulos. Então Ele lhes mostraria como lembrar-se Dele em Sua morte, não com um cordeiro, mas com um pão e um cálice. Mas então, antes de irem para o Monte das Oliveiras, Ele próprio também cantou com eles. Ele olhou além da cruz para a bênção que dela viria, e assim Ele também podia cantar.
Bill Prost