Nós amamos porque Ele nos amou primeiro

“Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro” (1 João 4:19).

Este versículo é lindo e podemos entender que amamos o Senhor Jesus porque Ele nos amou primeiro e morreu por nós. Mas numa tradução melhor deste versículo, a palavra “Ele” não deveria estar ali. Deveria ser: “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro”. Existem várias palavras na língua grega para amor, e o amor de que se fala aqui é o amor divino. É um amor que continua amando, mesmo que a outra pessoa não nos retribua. É assim que o amor de Deus funciona, e é por isso que o Senhor Jesus foi à cruz e morreu por nós, embora as pessoas O odiassem.

Todos nós temos a capacidade de amar naturalmente, como o amor em nossas famílias, o amor entre bons amigos, etc. Mas o amor divino só pode existir quando temos uma nova vida em Cristo; permite-nos amar aqueles que não nos amam. Quando somos salvos, temos a capacidade de amar os outros e de fazer coisas pelos outros, mesmo que eles não gostem de nós.

Foi assim que o Senhor Jesus pôde dizer aos Seus discípulos para amarem os seus inimigos e fazerem o bem àqueles que os tratavam mal. Isso não é natural para nós, mas podemos fazê-lo se tivermos uma nova vida em Cristo. Veja se você consegue encontrar o versículo que nos diz para amar nossos inimigos. Está no que é frequentemente chamado de “o sermão da montanha” em Mateus.

Bill Prost