Abstinência de Alimentos

“Nos últimos tempos apostatarão alguns da fé… ordenando a abstinência dos alimentos que Deus criou para os fiéis, e para os que conhecem a verdade” (1 Timóteo 4:1, 3).

Aqui encontramos outra escritura relacionada à comida. A expressão “últimos tempos” refere-se ao tempo depois que os apóstolos partiram para estar com o Senhor, quando Satanás começou a introduzir o erro na igreja. Um desses erros foi insistir que as pessoas não deveriam comer certos alimentos, ou que não deveriam comê-los em determinados dias. Ao longo dos séculos, muitos grupos cristãos professos tentaram estabelecer regras sobre a alimentação, dizendo às pessoas para não comerem certas coisas. Um grande grupo costumava dizer que ninguém deveria comer carne às sextas-feiras, enquanto outro grupo dizia que os cristãos não deveriam comer carne de porco. Outra regra dizia que as pessoas tinham que jejuar (parar de comer) em determinados dias, e aqueles que desobedecessem às vezes eram mortos.

Em nosso versículo, o Apóstolo ressalta que tudo isso é “doutrina de demônios”, pois Deus nos deu comida e pretende que a desfrutemos. Não precisamos ter vergonha de desfrutar de uma boa comida, pois é uma dádiva de Deus. Mas não deveríamos ser viciados nisso, nem pensar continuamente nisso. O objetivo é nutrir nossos corpos para que possamos usá-los para o Senhor.

Bill Prost