“E assim estes [Paulo e Barnabé]… navegaram para Chipre. E, havendo atravessado a ilha até Pafos, acharam um… falso profeta, chamado Barjesus, o qual estava com o procônsul Sérgio Paulo… Este… procurava muito ouvir a palavra de Deus” (Atos 13:4,6-7).
Aqui encontramos um judeu que na verdade era um feiticeiro — alguém que lança feitiços e faz milagres pelo poder de Satanás. Mas um dos governantes da região queria muito ouvir a Palavra de Deus, e esse homem, Barjesus, o feiticeiro, tentava persuadir esse governante a não ouvir Paulo e Barnabé. Descobrimos mais tarde que Paulo usou o poder do Senhor para cegar esse feiticeiro por um tempo, a fim de mostrar a ele que o poder de Deus era maior que o poder de Satanás. Como resultado, Sérgio Paulo foi salvo.
Vários anos atrás, minha esposa e eu tivemos o privilégio de passar alguns dias em Chipre e fomos para Pafos. Foi interessante ver que ninguém mencionou esse feiticeiro, mas havia uma grande placa lá, dizendo às pessoas que foi ali que o cristianismo chegou pela primeira vez naquela área. Ficamos gratos pelo fato de as pessoas se lembrarem disso e também pudemos distribuir alguns folhetos do evangelho e falar um pouco sobre o Senhor. Você pode ler sobre esta visita de Paulo e Barnabé em Atos 13.
Bill Prost