“Voltando, pois, Davi de ferir o filisteu (Golias)… Disse-lhe Saul: De quem és filho, jovem? E disse Davi: Filho de teu servo Jessé, belemita” (1 Samuel 17:57-58).
Como vimos ontem, Saul já havia se familiarizado com Davi, pois Davi tocava sua harpa para afastar o espírito maligno que perturbava Saul. No entanto, mais tarde, quando Davi saiu e matou Golias, Saul não tinha ideia de quem ele era. Isso nos parece estranho, pois evidentemente Saul gostava de Davi, e ele havia sido escudeiro de Saul, pelo menos por um tempo (1 Samuel 16:21). Mas parece que quando Golias apareceu, Davi havia voltado para casa novamente e Saul o havia esquecido.
Muitas vezes é assim com o cristão e com este mundo. Eles podem ficar contentes por nós os acalmarmos e confortarmos quando estão com problemas, mas quando se trata de travar as batalhas do Senhor, eles não nos reconhecem. Saul ficou feliz quando Davi tocou harpa para ele, mas não gostou quando a coragem de Davi expôs a fraqueza de Saul. Como veremos, desse ponto em diante Saul tornou-se inimigo de Davi. Da mesma forma, quando pregamos Cristo a este mundo, nos tornamos seus inimigos.
Bill Prost