“Deram-lhe a beber vinagre misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber” (Mateus 27:34).
“Depois, sabendo Jesus que já todas as coisas estavam terminadas, para que a Escritura se cumprisse, disse: Tenho sede… E encheram de vinagre uma esponja, e, pondo-a num hissopo, lha chegaram à boca.” (João 19:28,29)
Parece que o Senhor Jesus recebeu vinagre duas vezes; uma vez pouco antes de ser crucificado, e uma vez pouco antes de morrer. O fel era um veneno amargo que eles misturaram com vinagre e foi oferecido a Ele em escárnio, embora alguns achem que pretendia diminuir seus sofrimentos. O Senhor Jesus provou, mas não quis beber. Mais tarde, ao cabo das três horas de trevas, Ele pediu algo para beber, e desta vez lhe ofereceram vinagre novamente. Este era um tipo de vinho azedo que os soldados bebiam, mas que não saciaria Sua sede. Tudo isso foi profetizado no Antigo Testamento, pois lemos no Salmo 69:21: “Deram-me fel por mantimento, e na minha sede me deram a beber vinagre.”
Tudo isso mostra o coração do homem, que acrescentou aos sofrimentos do Senhor Jesus. No entanto, Seu amor O manteve naquela cruz, até que a obra fosse concluída.
Bill Prost