Contaminação

“Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia” (Daniel 1:8).

Quando jovens, Daniel e seus amigos foram levados cativos pelos babilônios quando o reino de Judá foi conquistado em 605 a.C. Mas o rei Nabucodonosor reconheceu a habilidade deles e quis treiná-los para servi-lo. Daniel poderia facilmente ter negligenciado a lei de Moisés, mas, mesmo no cativeiro, ele queria agradar ao Senhor e “propôs no seu coração” fazê-lo. Você deve se lembrar de que, de acordo com a lei de Moisés, os israelitas não tinham permissão para comer certos tipos de carne. Daniel estava determinado a não se contaminar com a comida que o rei oferecia, e o Senhor honrou a ele e a seus amigos abrindo caminho para que eles fizessem isso. Eles tinham de se contentar com o que chamaríamos de dieta “vegetariana”, mas ficavam felizes com isso, pois guardavam a lei de Deus.

Às vezes, em nossa vida cristã, precisamos ter um propósito claro em nosso coração de evitar algo que nos contamine. Como cristãos, não somos restritos quanto ao que comemos, mas há outras coisas que podemos ser tentados a fazer que nos contaminariam. Se nosso coração estiver realmente bem com o Senhor, desejaremos evitar o que não O agrada, não importa o que isso nos custe.