“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16).
Vimos que o coração do homem é incuravelmente perverso e que nada pode mudá-lo. Antes de sermos salvos, somos como os ovos podres de que falamos ontem; tudo dentro é ruim. Mas que contraste é o coração de Deus! Se o coração do homem é mau, o coração de Deus é todo bondade e amor. A Bíblia nos mostra como é o coração de Deus. Deus quer ter um relacionamento conosco e quer que O conheçamos. Não podemos ter um relacionamento com Ele em nossos pecados, mas por meio do precioso sangue de Cristo, nossos pecados podem ser lavados e podemos ser trazidos de volta, reconciliados com Deus.
Não aprendemos a conhecer Deus por meio de nosso intelecto; ao contrário, aprendemos através de nossos corações e consciências. Por meio de nossos corações, Deus nos revela o Seu coração de amor, enquanto por meio de nossas consciências Ele revela Sua natureza santa. Ele não poderia nos ter em Sua presença em nossos pecados, mas Seu amor encontrou uma maneira de nos trazer de volta para Ele, sem ir contra Sua natureza santa. Os sofrimentos de Cristo na cruz pagaram totalmente o preço do pecado, para que Deus pudesse mostrar Seu coração amoroso para conosco e perdoar nossos pecados.