A PRIMEIRA EPÍSTOLA DE PAULO A TIMÓTEO – A Ordem na Casa de Deus

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INTRODUÇÃO

O Propósito da Epístola

A preocupação do apóstolo Paulo nessa epístola é a de que os Cristãos fossem encontrados caminhando de acordo com a ordem devida na casa de Deus, e assim, um testemunho sobre o verdadeiro caráter de Deus como o Deus Salvador e como o Deus Criador seria dado ao mundo. Paulo atribui a Timóteo um mandato apostólico com a finalidade de conduzir os santos em doutrina e prática.

Para que Timóteo apresentasse a ordem moral da casa aos santos, ele mesmo precisaria entendê-la claramente. Desta forma, Paulo disse: “Escrevo-te estas coisas, esperando ir ver-te bem depressa, mas, se tardar, para que saibas como convém andar [se conduzir – JND] na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza [pilar e a base – JND] da verdade” (1 Tm 3:14-15). Paulo, portanto, passa a apresentar a Timóteo a ordem moral da casa de acordo com a mente de Deus, para que Timóteo tivesse um padrão com o qual pudesse trabalhar ao orientar os santos em uma linha de conduta que fosse adequada à casa. Deus preservou esta epístola inspirada para que tivéssemos o padrão de Sua casa em nossas mãos, e assim soubéssemos como nos conduzir nela.

O que é a Casa de Deus no Cristianismo?

Podemos perguntar: “O que é a casa de Deus?” A resposta mais simples: ela é o povo de Deus. O povo de Deus é a casa de Deus na dispensação Cristã.

Nos tempos do Velho Testamento, a casa de Deus era um edifício literal feito de pedras e madeira e coberto com ouro (1 Rs 5-6). Como a casa de Deus era um edifício físico na época do Velho Testamento, alguns acreditam que ela também seja algo exterior e físico – tal como a sala, ou salão de reunião, em que os Cristãos se encontram para adoração e ministério no Cristianismo – mas isso não é verdade. A casa de Deus atualmente não é um edifício literal feito pelas mãos dos homens; ela é uma “uma casa espiritual” composta de crentes no Senhor Jesus Cristo que são vistos como “pedras vivas” nessa construção (Hb 3:6; 1 Pe 2:5).

Como foi dito, a casa de Deus no Cristianismo é o povo de Deus. Mas como a ruína tomaria conta da casa muito cedo na história do testemunho Cristão e haveria uma mistura de duas realidades, tanto o povo crente de Deus na casa assim como o povo meramente professo, a Escritura apresenta a casa de Deus em dois aspectos.

Dois Aspectos da Casa de Deus

Assim como Deus habitou em Sua casa do passado, Ele habita atualmente em (dentro dos) e entre crentes (Ef 2:22; Jo 14:17). Como mencionado, encontramos esses dois aspectos na Escritura:

Em primeiro lugar, crentes são vistos como “pedras vivas” na “casa espiritual” de Deus (1 Pe 2:5; 1 Co 3:9b). A casa nesse aspecto é vista como estando em construção e não estará completa até que o último crente seja salvo e colocado na estrutura (Ef 2:20-21), após isso o Senhor virá e levará a Igreja para casa em glória no Arrebatamento. Cristo é o Mestre Construtor (Mt 16:18) e Administrador (Ef 3:9) da construção. Ele também é Filho sobre a casa (Hb 3:6).

Em segundo lugar, a casa de Deus é vista como “a habitação de Deus” na Terra (Ef 2:22; 1 Tm 3:15; 1 Co 3:9b). Nesse aspecto Ele está habitando na casa atualmente e os homens são vistos como participantes na edificação da casa. Alguns homens estão edificando com bom material e alguns com material ruim (1 Co 3:9-17). Consequentemente, uma grande desordem entrou na casa, e ela agora se tornou como uma “grande casa” cheia de confusão e ruína. A casa nesse aspecto tem uma mistura de verdadeiros crentes e crentes meramente professos (1 Co 3:17; 2 Tm 2:20; 1 Pe 4:17). Visto que o Espírito Santo habita na casa, falsos Cristãos meramente professos, que também estão nela, são “participantes do Espírito Santo” de um modo exterior (superficial), sem na verdade serem habitados pelo Espírito (Hb 6:4). Compare, em figura, Êxodo 30:25-29 com Êxodo 30:30.

Algumas das diferenças entre os dois aspectos são:

  • O primeiro aspecto vê a casa como sendo formada apenas de verdadeiros crentes.
  • O segundo aspecto vê tanto crentes verdadeiros quanto crentes meramente professos misturados entre si. Consequentemente, nenhuma assembleia local jamais é chamada de casa de Deus na Escritura; a casa de Deus é uma esfera maior do que a assembleia local, e nesse segundo aspecto ela abrange toda a profissão Cristã sobre a Terra.
  • No primeiro aspecto, a casa de Deus é vista pelo lado da soberania de Deus (Ef 2:20-21); no segundo aspecto, ela é vista pelo lado da responsabilidade do homem(1 Pe 4:17).
  • No primeiro aspecto, Cristo é o Edificador (Mt 16:18); no segundo aspecto os homens são vistos como participantes no processo de edificação (1 Co 3:11-15).
  • No primeiro aspecto, as pessoas se tornam parte da casa ao crerem no evangelho; no segundo aspecto, as pessoas entram na casa ao fazerem uma profissão de fé em Cristo (2 Tm 2:19) ou ao serem batizadas (que é o modo formal de se entrar nela).
  • No primeiro aspecto, os crentes “são” a casa (Hb 3:6; 1 Pe 2:5); no segundo aspecto, os crentes (e crentes meramente professos) “estão” na casa (1 Tm 3:15; 2 Tm 2:20).
  • No primeiro aspecto da casa, o Espírito de Deus habita “nos” crentes (Jo 14:17; At 2:4); no segundo aspecto, o Espírito de Deus habita tanto “nos” crentes quanto “com” [ou entre] os crentes (Jo 14:17; At 2:2; 1 Co 3:16-17).
  • O primeiro aspecto às vezes é chamado de “a casa da realidade”; enquanto que o segundo aspecto de “a casa da profissão”.

A casa de Deus no Velho Testamento tinha dois edifícios anexados um ao outro – a casa do Senhor (1 Rs 5-6) e a própria casa do rei Salomão (1 Rs 7). Esses dois edifícios são um tipo dos dois aspectos da casa de Deus atualmente. A casa do Senhor (o templo) estava aberta a todos que fossem a Deus para adorá-Lo – e tinha até mesmo um átrio para os gentios. No entanto, nem todos aqueles que entravam na área do templo tinham necessariamente fé verdadeira. Isto é uma figura do segundo aspecto da casa de Deus atualmente onde há uma mistura de verdadeiros crentes e meramente professos. A casa de Salomão era uma série de edifícios interconectados onde a entrada era permitida somente a ele e a sua família. Gentios que visitavam a região, e outros em Israel, não podiam entrar lá. Isto é um tipo do primeiro aspecto da casa que é composta apenas de verdadeiros crentes – aqueles que fazem parte da família de Deus. (Veja “The Synopsis of the Books of the Bible”de J. N. Darby, em 1 Reis 5-7).

A Casa de Deus – Um Vaso de Testemunho

As duas principais figuras que o Espírito de Deus usa para descrever a Igreja de Deus na Escritura são “o corpo de Cristo” e “a casa de Deus”. A igreja, vista como corpo de Cristo, encontra-se em apenas quatro epístolas – Romanos, 1 Coríntios, Efésios, e Colossenses, mas a Igreja vista como casa de Deus encontra-se em quase todas as epístolas. A casa de Deus, portanto, ocupa uma parte muito maior da Escritura do Novo Testamento. A ideia principal quanto ao corpo de Cristo é a unidade manifestada, enquanto que a ideia principal da casa de Deus é um testemunho público.

A Igreja, vista como uma casa, é o vaso de testemunho de Deus na Terra. Como foi dito, o grande propósito da casa de Deus é apresentar o verdadeiro caráter de Deus perante o mundo. O apóstolo Pedro mostra isso em sua primeira epístola. Depois de falar da casa de Deus como “uma casa espiritual”, ele diz que aqueles que a compõem devem “proclamar as excelências daqu’Ele” (JND) que os chamou “das trevas para a Sua maravilhosa luz” (1 Pe 2:5-9). Os homens deveriam ser capazes de olhar para a casa de Deus e conhecer a Deus. Podemos aprender certas coisas sobre o ocupante de uma casa ao olharmos para sua casa. Se o jardim estiver descuidado, se houver lixo em volta, se a casa precisar de pintura etc., podemos concluir que ela provavelmente estará da mesma forma do lado de dentro, e assim, isso nos dá uma ideia quanto ao tipo de pessoa que é o proprietário. Por outro lado, podemos olhar para uma casa bem cuidada (até onde nossos olhos alcançam) e concluir que o proprietário é provavelmente uma pessoa organizada. Assim, temos informação sobre seu caráter também. Deus quer que o mesmo aconteça em Sua casa; Ele deseja que Seu caráter seja visto claramente na ordem de Sua casa.

Visto que o povo de Deus constitui a casa de Deus, o mundo deveria ser capaz de olhar para nós – no que diz respeito ao nosso caráter e modo de agir – e conhecer o verdadeiro caráter de Deus. Como foi dito, a casa de Deus tem a ver com o testemunho público de Deus na Terra e, portanto, o foco desta epístola está no que é exterior – naquilo que é visto pelos homens. Portanto, a epístola não trata dos privilégios internos da assembleia. J. N. Darby disse: “Por todo lado o assunto é aquilo que é exteriormente adequado para um andar exterior, aquilo que é conveniente em relação ao mundo. Não há nada para o interior, nada sobre os relacionamentos da alma com Deus; mas tudo se refere ao testemunho público adequado à posição dos homens nesse mundo. O apóstolo dá essas instruções tendo em vista a ordem exterior; relativa à manutenção daquilo que é respeitável aos olhos de todos.”

Essa linha de verdade é um lado bastante negligenciado das coisas. Cristãos costumam dizer “Deus não está preocupado como parecemos exteriormente; o que importa é como somos por dentro”. 1 Samuel 16:7 é às vezes citado para apoiar isso – “O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração”. Mas esse verso apenas reforça a ideia de que precisamos prestar atenção ao nosso testemunho exterior. Já que os homens não podem ver o que está em nosso coração – apenas Deus pode ver isso – eles têm que olhar para aquilo que é exterior. E o que é que eles aprendem sobre Deus ao olhar para nós? Certamente a coisa mais importante é ter um relacionamento íntimo com Deus pela fé (uma vida de comunhão), mas isso não é a única coisa com a qual os Cristãos deveriam se preocupar. Temos uma responsabilidade em relação a como somos vistos perante o mundo e como nosso testemunho pessoal reflete Deus. Essa é a preocupação do apóstolo nessa epístola.

O Caráter da Casa

Uma vez que o grande propósito da casa de Deus é apresentar o verdadeiro caráter de Deus perante o mundo, a função dos Cristãos aqui nesse mundo é manifestar Seu caráter de duas maneiras:

  • Como o Deus Salvador – Sua disposição em graça para com todos os homens deve ser testificada neste “tempo oportuno” (cap. 2:3-6). “O evangelho da glória do Deus bendito” (ARA) deve ecoar a partir da casa de Deus (cap. 1:11).
  • Como o Deus Criador – Seus padrões morais devem ser manifestados diante de todos os homens. (Padrões morais de conduta não são uma revelação Cristã; eles são exigidos dos homens desde o princípio da criação.) Visto que santidade convém à casa de Deus (Sl 93:5), todos na casa são responsáveis por manter a santidade em suas vidas. (Piedade é mencionada várias vezes na epístola e por esse motivo ela tem sido chamada de “A Epístola da Piedade Prática.”)

Esses dois temas percorrem toda a epístola. O primeiro pertence ao testemunho que falamos. O segundo pertence ao testemunho que vivemos. Visto que uma casa toma o caráter de seu ocupante, a disposição de Deus para com os homens como o Deus Salvador e Seus direitos como Criador devem ser ambos demonstrados por aqueles que compõem a Sua casa.

Os Crentes Estão na Casa o Tempo Todo

Sendo uma parte da casa de Deus, os Cristãos estão nela o tempo todo – não apenas quando estão congregados com outros Cristãos em reuniões bíblicas, como é normalmente pensado. Já que estamos sempre na casa de Deus, somos responsáveis por representar a Deus o tempo todo. Portanto, as coisas que Paulo enfatiza nessa epístola, relativas à doutrina e à prática, se aplicam aos crentes em todas as esferas de suas vidas. Isso é feito ao anunciar o evangelho da graça e da glória de Deus a todos os que encontramos e ao manter Seus padrões morais de conduta em nossas vidas.

A Ruína na Casa Atualmente

Deus confiou o cuidado de Sua casa aos homens durante o período em que o Senhor estivesse ausente (Mt 24:45) e, é triste dizer, eles desprezaram Sua ordem e introduziram uma ordem que eles mesmos inventaram. Consequentemente, todo o tipo de coisas que não deveriam estar na casa acabaram sendo introduzidas nela – e o resultado disso foi muita desordem. Atualmente, há tanta ruína e confusão na casa de Deus que resta muito pouca coisa que se assemelhe ao padrão encontrado em Sua Palavra. Paulo compara a condição atual da casa a uma “grande casa” que está cheia de confusão (2 Tm 2:20). Toda casa do homem possui uma ordem particular, e a casa de Deus não é diferente. Não teria cabimento alguém entrar na casa de outra pessoa e mudar ou perturbar a ordem ali. No entanto, foi exatamente isso que Cristãos (e crentes professos) fizeram na casa de Deus. Deus não é indiferente a isso; atualmente Ele está julgando aqueles em Sua casa de uma maneira governamental (1 Pe 4:17; 1 Co 11:30-32).

Na primeira epístola a Timóteo, há uma insistência cuidadosa quanto à ordem devida na casa de Deus. Aprendemos com isso qual é o desejo de Deus no que diz respeito à sua ordem. Na segunda epístola de Paulo a Timóteo, vemos a provisão graciosa de Deus quando a casa caiu em desordem. Aprendemos com isso que há um caminho para o fiel em meio à ruína e ao fracasso.

No momento em que a primeira epístola foi escrita, a ruína no testemunho Cristão já havia começado. “Alguns” já haviam dado as costas para a verdade (cap. 1:6, 20). Paulo alertou que a ruína só iria aumentar (cap. 4:1). A diferença entre as duas epístolas é que, na primeira epístola, a massa de Cristãos é vista desejando corresponder às suas responsabilidades em manter a ordem na casa de Deus, ainda que alguns indivíduos fossem falhos. Na segunda epístola, é o oposto; a massa de Cristãos é vista como tendo dado as costas (2 Tm 1:15) e apenas alguns indivíduos permanecendo fiéis (2 Tm 1:16-18, 4:11).

O Caráter Pessoal de Timóteo

Visto que Timóteo era um jovem (1 Tm 4:12), alguns imaginam que essa epístola foi escrita para pessoas jovens que estavam lutando com as questões da juventude – as tentações do mundo, a carne e o diabo. No entanto, ler essa epístola como se ela fosse um aconselhamento para jovens mundanos é tirá-la de seu contexto. Ela claramente não foi escrita tendo isso em mente – ainda que determinadas aplicações possam ser feitas (Sl 119:96). Timóteo não era um Cristão jovem negligente e indiferente lutando com as questões da juventude; ele era um “homem de Deus” que trabalhava no serviço de seu Mestre (1 Tm 6:11; 2 Tm 3:17). Paulo podia dizer a respeito dele “Porque a ninguém tenho de igual sentimento, que sinceramente [genuinamente – JND] cuide do vosso estado; porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus [Jesus Cristo – JND]. Mas bem sabeis qual a sua experiência, e que serviu comigo no evangelho, como filho ao pai”(Fp 2:20-22). Por isso, o contexto e a interpretação primária da epístola é a do apóstolo dando um tarefa a um obreiro jovem e piedoso que tinha os interesses de Cristo em seu coração. Por ser uma epístola pastoral, ela está cheia de aconselhamento e encorajamento do apóstolo a Timóteo para a obra que o Senhor havia dado para ele fazer.

As Epístolas Pastorais

A Primeira Epístola a Timóteo é a primeira das quatro epístolas “pastorais”. Essas estão colocadas juntas em nossas Bíblias – Primeira e Segunda a Timóteo, Tito e Filemon. (O apóstolo João também escreveu duas epístolas “pastorais” inspiradas – 2 João e 3 João.) Estas epístolas “pastorais” de Paulo têm um caráter diferente do de suas nove epístolas precedentes. Estas são destinadas a indivíduos específicos e contêm aconselhamento pessoal e piedoso para pessoas a quem elas foram escritas; enquanto que as outras epístolas são destinadas a uma assembleia ou a um grupo de assembleias (por exemplo, Gálatas). Acredita-se que Hebreus também seja uma das epístolas de Paulo; isso pode ser discernido a partir da evidência interna e pelo estilo de sua escrita; e a partir de um comentário feito pelo apóstolo Pedro (2 Pe 3:15-16). A epístola não é destinada a uma assembleia ou a um indivíduo, mas a Judeus que haviam professado o Cristianismo. Ela é classificada como uma epístola “geral” e foi escrita aos Hebreus onde quer que eles estivessem na Terra (mas especialmente àqueles na terra de Israel). Hebreus é colocada junto das últimas sete epístolas gerais em nossas Bíblias.

O Esboço Geral da Epístola

Há duas partes nessa epístola. A primeira é a introdução no capítulo 1, em que Paulo dá seu encargo apostólico a Timóteo. A segunda são os capítulos 2-6, que constitui a parte principal da epístola. Nesses capítulos, Paulo dá o padrão da casa de Deus quanto a sua ordem moral. Ele trata das três esferas principais de privilégio e responsabilidade na casa e descreve a conduta moral apropriada para cada respectiva esfera.

  • Capítulo 1 – O encargo apostólico de Paulo a Timóteo.
  • Capítulo 2 – Paulo aborda o assunto do sacerdócio na casa de Deus.
  • Capítulo 3 – Paulo aborda o assunto dos ofícios na casa de Deus.
  • Capítulo 4 – Paulo aborda o exercício dos dons na casa de Deus.
  • Capítulo 5 e 6 – Complementando essas três esferas de privilégio e responsabilidade, Paulo aborda a comunhão na casa de Deus. Nesses dois últimos capítulos, ele aborda 12 relacionamentos diferentes que temos uns com os outros na casa, dando a conduta adequada para cada um deles.