Números 3:39-51

 (para maior proveito, ore, leia na Bíblia os versículos indicados e medite nos comentários)

  

Os sacerdotes e Moisés viviam no lado Leste. Eles não carregavam nada. Seu trabalho começava apenas quando o arraial parava. Os sacerdotes eram designados para a adoração a Deus.

Diferente dos demais filhos de Israel, os levitas foram numerados desde a idade de um mês. Considere o pequeno Samuel, Jeremias (Jeremias 1:5), João Batista (Lucas 1:15), Paulo (Gálatas 1:15).  No momento apropriado, sua separação precede o chamado ao serviço do Senhor. O jovem Isaías, logo que ele ouviu a boa notícia de que “a sua iniquidade foi tirada, e o seu pecado perdoado”, ele estava pronto para responder espontaneamente ao chamado do Senhor: “Eis-me aqui; envia-me a mim” (Isaías 6:7-8). Desde sua visão no caminho para Damasco, Paulo aprende da boca do Senhor que ele estava designado para ser “ministro e testemunha” (Atos 26:16). 

Para o pouco trabalho que precisava ser feito, parece que havia muitos levitas, mais de 8500 (capítulo 4:48). Mas no Evangelho, o Senhor diz; “a seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos” (Mateus 9:37). Ah! se cada crente executasse seu serviço, o campo logo seria colhido, ou seja, os eleitos logo evangelizados e recolhidos. Infelizmente, muitos trabalhadores estão dormindo. Outros, agitados em locais do acampamento que não são o que o Senhor preparou para eles. Eles fazem um trabalho ruim. Qual o valor da verdade, se não estamos caminhando nela para a glória do Senhor?

Ao invés de cada primogênito de todo o arraial ser dedicado a Deus (Êxodo 13), os Levitas como um grupo foram dedicados a Deus como representando os primogênitos. Em nosso capítulo, o princípio da redenção como anterior ao serviço de Deus é novamente enfatizado.

Na nova criação, Cristo é apresentado como sendo o “primogênito de toda a criação” (Colossenses 1:15). Ele é também as “primícias” da grande seara de Deus (1 Coríntios 15:20-23). Portanto isso implica que há mais fruto por vir. Os crentes são este fruto. Assim, estando em Cristo, os crentes são resultados do Primogênito (Colossenses 1:15). Veja Números capítulo 7:6-9 para entender o que Deus provia para os Levitas conforme o peso de suas cargas. Lembre-se disso quando você achar que tem uma carga pesada!

Nenhum redimido pertence a si mesmo, pertencemos a Deus. Se por graça se voltou para Deus dos ídolos, como no caso dos tessalonicenses, é “para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro” (1 Tessalonicenses 1:9). O mesmo ensino é derivado no final do nosso capítulo. Os levitas substituíram os primogênitos em Israel, isto é, aqueles que a graça divina libertou da morte em virtude do sangue do cordeiro. Em outras palavras, cada redimido se torna um servo daquele que o salvou da morte e o arrebatou do poder do mundo e do seu “príncipe”, Satanás. 

Não estamos entre os “primogênitos” na família de Deus através da abundância dos privilégios que recebemos? Que o Senhor nos leve a consciência de seus direitos sobre nossas vidas (2 Crônicas 29:11).

Texto baseado em diversos autores que se reuniam apenas ao Nome do Senhor nos séculos XIX e XX.