Gênesis 13:5-18

(recomendamos que leia esse trecho em sua Bíblia antes de prosseguir)

O tempo que passou Abrão no Egito foi tempo perdido e as riquezas que adquiriu lhe traz mais problemas, desta vez com seu sobrinho. São elas que o levam a sua separação de Ló. Contendas entre “irmãos” acontecem na presença dos habitantes do país, os cananeus (versículo 7); isto é particularmente triste para o testemunho (1 Cor 6:6; João 13:35).

Todavia vemos um belo contraste, entre Abrão, o homem que andava por fé, e Ló que andava por vista. O que Abrão tinha de generoso Ló tinha de ganancioso. Ló era guiado por seus olhos, e que desastre isso lhe trouxe, pois foi morar em Sodoma. Os passos de Ló em sua descida são graduais, mas constantes.

Versículo 10 “E levantou Ló os seus olhos, e viu”.

No versículo 11 ele escolheu toda a planície do Jordão.

Versículo 12, habitou nas cidades da planície, e armou sua tenda indo em direção de Sodoma, habitou em Sodoma (14:12), e sentou-se à porta (lugar de autoridade) de Sodoma (19:1). Leremos mais tarde do resultado dessa descida.

Abrão permite que Ló escolha o lugar que quer ir. Que espírito manso e de renúncia ele mostra aqui! Não poderíamos imitar isto toda vez que sentimos que devemos lutar por nossos direitos?

Ló escolhe o que lhe agrada, o que atrai o coração mundano (a planície do Jordão se assemelha ao Egito – versículo 10), enquanto Abrão permite que o Senhor decida seu lugar (Salmo 47:4).

Quão diferentes foram os resultados para Abrão! Que herança gloriosa e duradoura era a sua! Colocando Deus em primeiro lugar, ele foi ricamente abençoado por Deus. Que possamos colocar Deus em primeiro lugar, e desfrutar das bênçãos que temos! Notamos no versículo 10 que Ló usou seus olhos para fazer sua escolha. Mas no versículo 14, Deus estava para recompensar Abrão por haver esperado nEle, e Ele diz a Abrão para usar seus olhos para ver o que Deus iria lhe dar. Deus nunca decepciona aqueles que confiam nEle. Leia Isaías 64:4.
 
“Em ti confiaram nossos pais… e não foram confundidos” (Salmo 22:4-5). Na verdade, a posse da terra da promessa é agora confirmada a Abrão. Deus lhe diz: “Levanta agora os teus olhos” (versículo 14), em seguida, “Levanta-te, percorre” (versículo 17). Canaã é para nós uma figura do céu que Deus nos convida não só para contemplar, mas a “percorrer” pela fé.

E como podemos caminhar pelo “o comprimento e a largura” deste país celestial?
Meditando profundamente nas maravilhas da Palavra de Deus.

Texto baseado em diversos autores que se reuniam apenas ao Nome do Senhor no século XIX e XX.

https://meditacoessobreoantigotestamento.blogspot.com/

(fique a vontade para compartilhar, para compartilhar no Facebook, retire este link)