Êxodo 23:20-33

(recomendamos que leia esse trecho em sua Bíblia antes de prosseguir) 
 
O Senhor não só dá mandamentos a Israel. Ele os cerca com Seu terno cuidado. Ele fornece um guia para eles: Seu Anjo, que ia diante deles para conduzi-los e, ao mesmo tempo, dirigi-los em suas batalhas. Além disso, deste momento em diante, Ele lhes dá instruções sobre o fim de sua peregrinação. Já foram traçados amplos limites para herdar (versículo 31). 
 
Do mesmo modo, hoje, Deus fez provisão para o caminho de Seu povo cristão na terra, um companheiro de viagem, o Espírito Santo. A exortação a Israel no verso 21 “Guarda-te diante dele, e ouve a sua voz… porque o meu nome está nele” talvez possa ser associada à exortação no Novo Testamento para não entristecer o Espírito Santo de Deus (Efésios 4:30). Guarda-te” significa que deviam temer (profundo respeito) e reverenciar a Deus. (Será que nós crentes devemos ser menos cuidadosos?). Em Sua graça, Deus deseja que os Seus tenham conhecimento de onde leva sua viagem: a bela herança que Seu amor preparou para eles com Jesus no céu. 
 
No entanto, entre todos os cuidadosos propósitos de Deus, há uma coisa que talvez estejamos menos dispostos a entender e aceitar, Sua grande preocupação de que Seu povo permaneça completamente separado das nações que os rodeiam. Não é para privá-los de qualquer coisa boa que Deus insiste nesta separação para os Seus. Pelo contrário, é em consequência de Seu amor, a fim de preservá-los do que certamente seria uma armadilha (versículo 33). Deus nos dá vitória sobre nossos inimigos (o mundo, a carne e o diabo), mas espera que lutemos a boa batalha de fé. O versículo 33 tem seu complemento em 2 Coríntios 6:14-18. A separação do mundo sempre foi a vontade de Deus para seu povo. O fracasso de Israel desobedecendo este mandamento trouxe sua queda (e leva a nossa também). É tão verdadeiro hoje como quando foi revelado, “as más companhias corrompem os bons costumes”.
Texto baseado em diversos autores que se reuniam apenas ao Nome do Senhor no século XIX e XX.