Seguidor Fiel – Meditações Práticas sobre a vida de Calebe – Parte 14

Falha

” E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jefoné, dos que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes” (Números 14:6).

Ao rasgar suas roupas, Josué e Calebe se identificaram com o fracasso que havia ocorrido entre o povo do Senhor. Mais tarde, na história de Israel, lemos: “E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em beneficência e se arrepende (se entristece profundamente) do mal” (Joel 2:13). Reconhecer nosso fracasso e identificar-se com isso em contrição e arrependimento sempre foi o caminho da bênção. Isso não significa que literalmente rasgamos nossas roupas, mas precisamos ter corações rasgados ou quebrantados, que sintam a seriedade de nosso estado, e a desonra que isso traz para Deus, tomando nossa parte nisso.

Calebe poderia ter permanecido com a atitude de que Ele e Josué eram os únicos fiéis. Ele poderia ter sentido que ele era o único que “perseverou em seguir ao SENHOR”. Mas não, sentindo muito profundamente o que acabara de acontecer, ele possui sua parte e toma o lugar de humilhação.

Jamais podemos nos manter afastados do fracasso, da ruína e da condição geral de deterioração que caracteriza o testemunho cristão nos “últimos dias”. Aqueles que são usados em bênçãos em tempos de declínio e colapso são aqueles que tomam seu lugar com seus irmãos, em confissão e contrição. Nunca comprometem ou fazem concessões quando se trata dos princípios da Palavra de Deus, mas pela humildade e disposição de serem dedicados aos seus irmãos, são usados pelo Senhor de maneira notável. Nem sempre está ligado a grandes avivamentos, mas ao encorajamento e fortalecimento de um remanescente e a restauração de indivíduos. 

Vemos muitos exemplos disso no Antigo Testamento. Esdras, Neemias, Ester, Daniel e muitos outros. O Senhor ainda tem seus Calebes hoje, e quão gratos podemos ser por aqueles que são fiéis em meio à infidelidade, e que continuam a seguir com o povo de Deus, e são uma bênção para seus irmãos.

Em Êxodo 17, toda a congregação dos filhos de Israel falou em apedrejar a Moisés. Moisés poderia ter sentido que não adiantava continuar com uma companhia tão rebelde de ingratos, mas “disse o SENHOR a Moisés: Passa diante do povo e toma contigo alguns dos anciãos de Israel” (Êxodo 17:5). Eles eram do povo de Deus, Ele ainda os amava, e ia abençoá-los através de Seu servo. Pense em tudo o que Moisés teria perdido se ele não tivesse continuado com eles, mesmo que muitas vezes o criticassem, culpassem, abusassem verbalmente dele e em outras ocasiões falassem de apedrejá-lo.

O apóstolo Paulo, ao escrever aos Coríntios, e procurando ser fiel com eles a respeito do pecado e do fracasso na assembleia, escreveu: “Eu, de muito boa vontade, gastarei e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado” (2 Coríntios 12:15). Este é o caminho da utilidade e bênção, e os meios de ser capaz de “fortalece o restante que estava para morrer” (Apocalipse 3:2).

Estes são, de fato, dias de muitas falhas e grande ruína, mas podemos prosseguir para a glória do Senhor. Assim descobrimos que Calebe não apenas se identificava com seus irmãos e com o fracasso, mas também perseverava seguindo ao Senhor. Os “últimos dias” são caracterizados pela fidelidade individual e, assim como no caso de Calebe, existe uma bênção e uma porção especiais para aqueles que estão dispostos a honrar o Senhor e defender a verdade em tais circunstâncias. “Aos que me honram, Eu honrarei” (1 Samuel 2:30).