Seguidor Fiel – Meditações Práticas sobre a vida de Calebe – Parte 11

Gigantes

“E ali vimos os gigantes” (Números 13:33).

Em segundo lugar, havia gigantes tão grandes que, em comparação, os dez espias sentiam-se como gafanhotos, “éramos aos nossos olhos como gafanhotos” (Números 13:33). Não nos sentimos assim frequentemente? Nos comparamos com o inimigo e imediatamente ficamos desanimados e com medo. Em verdade, não somos páreo para Satanás e suas hostes, mas Davi, a quem acabamos de citar na seção anterior, também notou algo mais no Salmo 18:29: “Contigo corro pelo meio de uma tropa”.

Assim, aprendemos que nunca vamos ver o trabalho do inimigo cessar  ou as dificuldades acabarem enquanto estivermos aqui nesta vida. Mas podemos superar e desfrutar de nossa porção em Cristo, elevando-nos acima dos obstáculos e correndo a corrida cristã na força do Senhor e com os recursos que Ele nos dá. “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão” (Isaías 40:31).

Há um vasto exército de Satanás e seus emissários em ordem contra nós, mas lembre-se, temos “O Senhor dos Exércitos” do nosso lado. “Maior é o que está em vós do que o que está no mundo” (1 João 4:4). Lembrei-me da última visita que fiz a um missionário que serviu ao Senhor por muitos no exterior, e que viveu mais de cem anos, ele me disse: “Lembre-se, ainda podemos ser vencedores, não sermos vencidos”. Refletindo sobre o que eu sabia da sua vida e serviço, percebi pelo seu testemunho pessoal que ele estava certo. “E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé” (1 João 5:4). A fé supera conquistadores e triunfos, não importa qual a oposição.

No livro de Malaquias, encontramos uma pequena e fraca companhia do povo do Senhor, procurando ir para a Sua glória e encorajando-se uns aos outros em meio a dias moralmente, espiritualmente e circunstancialmente sombrios. Eles talvez sentissem que era impossível continuar com um inimigo tão preparado contra eles, mas vinte e quatro vezes nesses quatro pequenos capítulos encontramos Jeová chamado de “Senhor do Exércitos”. Por exemplo, em Malaquias 3:17, “eles serão meus, diz o Senhor dos Exércitos, no dia em que Eu fizer Minhas jóias”. Sim, sempre temos o

“Senhor dos Exércitos” do nosso lado, não importa quão forte ou quão numeroso o inimigo possa ser. Em verdade, o título “Senhor dos Exércitos” aparece mais de cento e vinte vezes no Antigo Testamento.