O tratamento de Deus/Encruzilhada

O tratamento de Deus

“Deus vos trata” (Hebreus 12:7).

Você já ouviu alguém dizer: “Estou em uma maré de azar?”
Às vezes, até mesmo um crente culpará Deus por lidar com eles, o que eles acham que é uma onda de azar.

Deus “trata” e, com Seus filhos, Ele trata exatamente o que sabe e vê que é o melhor. O que Ele lida com um de Seus filhos pode não ser o mesmo que Ele lida com outro. É importante percebermos que somos indivíduos em Sua vasta família, e que tudo o que Ele lida conosco está em Sua infinita sabedoria e amor. Se não entendermos isso, causará uma de duas coisas: amargura ou ciúme. Amargura se sentimos que recebemos uma “fase de azar” que não merecemos, ou ciúme quando vemos outros conseguirem o que sentimos ser algo melhor do que para nós.

Quando eu era jovem, havia um irmão mais experiente em Cristo que costumava citar para nós as seguintes linhas de um poema:

Ele sabe, Ele ama, Ele se importa,
Nada pode diminuir esta esperança;
Ele faz o melhor para aqueles
Que deixam a escolha com Ele.

Encruzilhada

Existem muitas encruzilhadas em nossa vida e muitas maneiras pelas quais o Senhor nos dirige. Precisamos de muita oração, mas precisamos combiná-la com uma leitura ordenada consistente da Palavra de Deus. Lemos:

“Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho” (Salmos 119:105). 

De acordo com este versículo, esta é a maneira principal que Deus nos dirige. Não é apenas ler aqui e ali, mas de uma maneira ordenada. Ao chegarmos a passos e decisões em nossa vida, se estivermos lendo em espírito de oração nossas Bíblias, o Senhor falará para nos orientar, de modo que, quando dermos o passo, possamos fazê-lo com confiança, porque temos uma escritura que sentimos ter nos direcionado.

Se não tivermos o que sentimos como uma orientação definida do Senhor, então é melhor esperar, e esperar é uma das lições mais difíceis que o Senhor tenta nos ensinar… e provavelmente nunca o aprenderemos completamente deste lado do céu. Repetidamente nos Salmos, Davi fala sobre esperar no Senhor. Por exemplo: “Espera no SENHOR, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no SENHOR” (Salmos 27:14). “Espera no SENHOR e guarda o seu caminho” (Salmo 37:34).

Baseado nos textos de Jim Hyland