Lembrem-se da esposa de Ló

O versículo 32 de Lucas 17, “Lembrem-se da esposa de Ló” é o solene comentário do Senhor para Gênesis 19 e há algo estranho nessa palavra do Senhor. “Lembrem-se da esposa de Ló”. 

Por que a esposa de Ló? 

Ela representa o eterno testemunho da loucura de não obedecer a palavra do Senhor, a loucura de uma espécie de caminho do meio, quando a palavra de Deus declarou o que estava acontecendo. A esposa de Ló é a imagem de muitas almas: elas gostariam de ser salvas, mas não alcançaram a segurança, não alcançaram o local onde há segurança. O Senhor diz a eles: “Lembrem-se da esposa de Ló”.
Ela queria ser salva? Sim. 
Ela queria escapar da destruição? Sim. 
Ela fez o que podia para escapar? Sim. 
Ela escapou? Não! 
“Lembrem-se da esposa de Ló”. Ela poderia ter sido salva, mas ela não foi, ela não foi tomada pelo julgamento das cidades; nem uma gota do fogo dessas cidades caiu sobre a esposa de Ló, não, ela foi cortada, mas não pelo julgamento que caiu sobre as cidades.
Há dois pontos que para mim se destacam sobre a esposa de Ló: ela era incrédula e desobediente; e, querido leitor não salvo, não é isso o que você é? Você creu em Deus? Você obedeceu ao Evangelho? Você sabe que não! “Lembre-se da esposa de Ló”.
Por causa de sua indiferença, por causa de sua frieza, ela se transformou em uma estátua de sal. Ela era hipócrita, parecia sair da cidade, parecia estar indo para a montanha, mas seu coração estava na cidade; ela não acreditava realmente no juízo que viria; em certo sentido ela disse em seu coração: “Não vejo sinal de julgamento, vou olhar para trás e ver se o que aqueles homens disseram é verdade”, ela olha para trás e se transforma em uma estátua de sal.
O julgamento chegou? Sim! Os filhos de Ló e as cidades foram todos destruídos. Deus não é ridicularizado! E o Senhor diz que assim “como foi nos dias de Ló, assim será quando o Filho do Homem se manifestar”. Esta não é a vinda do Senhor para o Seu povo, mas a Sua vinda com eles à terra para os juízos antes do milênio.
O último ato do mundo para com Cristo foi prega-lo em uma cruz entre dois malfeitores. 
A última visão que o mundo teve de Cristo foi Ele morto entre dois ladrões! 
Eles O viram quando Ele ressuscitou dos mortos? Não! 
Eles O viram após a ressurreição? Não! 
Eles O viram em glória? Não! 
A fé sim; mas o mundo O viu por último na cruz, e assim como O pregaram; irão vê-Lo surgir no dia que Lucas 17 fala, quando Ele vier novamente para julgar.
Você sabe, meu amigo, há julgamento vindo? O mundo é como um assassino entre o momento da sentença e a execução dela; e o que é isso? Um criminoso condenado, esperando apenas o momento em que o assassino pego em flagrante expiará pelo seu crime. O mundo é assim. Sua condição é essa. Mas o que acontece entre a sentença e sua execução? Um caminho de fuga! Você já tomou esse caminho de fuga, “Lembre-se da esposa de Ló”. Ela era uma pessoa que sabia que havia uma maneira de escapar e não fez! Até mesmo os anjos a arrastaram para fora da cidade, mas isso não a salvou do julgamento de Deus. Ela foi arrastada para fora de Sodoma, mas ela nunca alcançou a montanha. O caminho do meio não vai fazer; não há segurança no caminho do meio, seja para a esposa de Ló ou para você. 
Trazemos a mensagem do julgamento chegando, mas antes que ele caia, há um meio de escapar, se você aceitar; pois o julgamento está chegando, certamente está vindo.
Você pode dizer: “Não creio que viverei para ver o mundo julgado”. Talvez não, porque o Senhor pode fazer com você como Ele fez com a esposa de Ló, cortar você antes que o julgamento chegue. O Senhor não disse: “Lembrem-se de Sodoma”, mas “Lembrem-se da esposa de Ló”, a mulher que poderia ter sido salva, exceto por sua própria loucura, e quase foi salva, mas… ela não foi! Ela foi cortada em juízo pela mão de Deus, porque ela não creu na mensagem. Quão solene é a palavra “Lembrem-se da esposa de Ló”.
Ela esperava ser salva? Sim! 
Ela esperava chegar a um lugar feliz com o marido e as filhas? Sim! 
Ela alcançou isso? Não! 
Ela foi abatida porque não havia fé, nem no julgamento nem no caminho que a levaria segura para longe do juízo.
E para nós que somos cristãos, se houver apenas um mais dia ou algumas horas antes do retorno de nosso Senhor, que Ele coloque em nossos corações a palavra e o desejo de fazermos como esses anjos, arrastar aqueles que conhecemos para fora do mundo e atraí-los para Cristo.
Trecho de um texto de WTP Wolston