Lei e Graça

“E todos nós recebemos também da sua plenitude, com graça sobre graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo” (João 1: 16-17).

A lei exige o bem de um pecador e, como consequência, não encontra. A conclusão de toda a questão é: “Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só” (Romanos 3:10-13). A Lei do Antigo Testamento, portanto, opera a ira e condena e amaldiçoa o pecador.
Por outro lado, a graça trabalha para produzir bem no pecador, dando-lhe algo, não exigindo bem onde não é encontrado. Consequentemente, em vez de condenar e amaldiçoar o pecador, ela repele seu pecado. “Pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus” (Efésios 2:8). “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus” (Romanos 3:24).
Que possamos estar nessa posição diante de Deus e dizer como muitos outros, é na “graça na qual estamos firmes” (Romanos 5:2).

Aceitos

Gostamos de nos sentirmos aceitos, que nos “encaixamos, que somos parte da multidão. Queremos que as pessoas ao nosso redor pensem bem de nós ou, usando uma expressão comum, queremos ser legais. Certamente não é errado querer aceitação como crentes, mas a questão é: 
Que aceitação realmente queremos? Estamos buscando a aceitação e aprovação do Senhor ou do mundo? Chegamos ao meio de mais uma semana, estamos entre o que passou e a eternidade que pode chegar a qualquer momento, que possamos pedir ao Senhor que nos ajude a viver para Ele.
Quando Paulo escreveu aos Coríntios, ele expressou seu desejo de aceitação dizendo: “Por isso, procuramos, quer presentes ou ausentes, agradar a ELE” (2 Coríntios 5: 9).
Que esse seja o desejo sincero de nosso coração também. Com certeza sofreremos um pouco de censura e reprovação por ter o Senhor Jesus, mas que possamos dizer: “Muito bem” (Mateus 25:21).
Como Pedro nos lembra, isto é o que traz a verdadeira felicidade: “Se sois reprovados pelo nome de Cristo, bem-aventurados sois” (1 Pedro 4:14).
Baseado nos escritos de Jim Hyland