Fundas e pedras

“Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia de nuvens e de escuridão” (Ezequiel 34:12)

Em uma Exposição sobre a Palestina, um homem vestido com traje nativo de pastor de ovelhas, estava contando sobre como é pastorear no Oriente Médio.

Ele disse:
“Alguém pode se perguntar por que o pastor carrega uma funda e pedras. Não é tanto defender de predadores selvagens. Uma ovelha errante, pastando, deixa o rebanho. Como trazê-la de volta? Mandar um cachorro talvez a afaste ainda mais. Enquanto a ovelha segue descuidadamente, o pastor usa a funda para jogar uma pedra para além da ovelha, ela escuta um barulho muito forte. Assustada, ela pula, vira e olha em direção ao rebanho. Outro barulho! Mais uma pedra foi arremessada, agora bem perto dela. Assustada, a ovelha começa a correr em direção ao rebanho. As pedradas continuam, consequentemente, o barulho também, sempre atrás da ovelha, essa situação fornece o estímulo suficiente para levar “a distraída” para casa em segurança”.

Ele continuou dizendo:
“Mas essa disciplina não é cruel para uma ovelha desgarrada? As últimas pedras foram tão perto que quase a atingiram! Sim, quase, mas não é bem assim! Isso trouxe a ovelha de volta ao lugar onde o pastor queria.

Às vezes, o Bom Pastor disciplina e trata conosco de uma maneira que pode parecer dura e bruta. Mas é porque, como uma ovelha tola, seguimos nosso próprio caminho. Então, Ele prova o Seu “amor eterno“, permitindo que as circunstâncias, como fundas e pedras, nos façam retornar ao mesmo lugar onde o nosso Pastor atencioso quer que estejamos.

Uma coisa é certa, o Pastor nos quer ao seu lado para desfrutar das águas frescas e dos verdes pastos de renovação espiritual e sustento que Ele tem para nós. Essas coisas só podem ser desfrutadas quando estamos perto Dele. Lembre-se também que quanto mais perto estamos do Pastor, mais seguros estamos do inimigo.

“Como pastor, apascentará o seu rebanho; entre os braços, recolherá os cordeirinhos e os levará no seu regaço; as que amamentam, ele as guiará mansamente” (Isaías 40:11).

Baseado nos textos de Jim Hyland