Como posso me motivar?

Numa época em que a sabedoria e a filosofia humanas estão se esforçando para acrescentar ou modificar a verdade revelada da Palavra de Deus, e esse tipo de coisa torna-se atraente para muitos, quero com todo o meu coração encorajar todo crente a usar seu tempo considerando os fatos mais simples e vitais do cristianismo.

Se crescemos com o conhecimento dessas coisas, nossa tendência é tomá-los por garantidos e apreciando o grande significado de cada detalhe do que Deus revelou na pessoa e obra de Seu amado Filho. Há um poder maravilhoso na correta apreciação de todas essas coisas, poder que somente um filho de Deus pode conhecer.

Reserve um tempo para meditar sobre a maravilha da encarnação do Deus vivo na humilde pessoa do Senhor Jesus. Apesar de ser o Deus infinito, eterno, onisciente, onipotente e onipresente do universo, Ele se tornou Homem em maravilhosa graça (Filipenses 2:5-7), um Homem em perfeita dependência e fé, cujos atos, palavras e pensamentos eram todos belos por sua simplicidade, com graça e verdade maravilhosamente combinadas em cada detalhe da Sua vida pessoal e em Seu lidar com as pessoas.
Pense também no maravilhoso e surpreendente sacrifício voluntário deste Senhor da glória, quando Ele “como um cordeiro, foi levado ao matadouro”. Tudo relacionado com aquela morte única no Calvário é digno da nossa mais profunda consideração e meditação, seja Sua dignidade humilde em submeter-se à amarga inimizade da humanidade contra Ele, ou no mais espantoso e horrível derramar de todo o juízo de Deus contra nossos pecados que Ele suportou (os detalhes de nossa culpa – 1 Pedro 3:18 ) e contra o pecado (o princípio da raiz do mal personificado como o terrível inimigo de Deus – 2 Coríntios 5:21). Considere também que esse sacrifício limpou totalmente todo crente de sua culpa (1 João 1:7), e o libertou da cruel escravidão do pecado (Romanos 6:22). Essa libertação não é compreendida por muitos cristãos, embora eles tenham essa condição, e nenhum de nós tem de forma adequada a plenitude de seu significado.
Outra questão para nossa atenta contemplação é que todos os crentes são “agradáveis no Amado” (Efésios 1:6). Cristo é o Amado de Deus, que foi ressuscitado de entre os mortos e exaltado à destra de Deus, e “em Cristo” todo crente é tão perfeitamente aceito, agradável e amado como Ele mesmo está diante de Deus. Vamos parar um momento para meditar profundamente em Sua exaltação e nossa aceitação Nele. No entanto, vamos recusar totalmente o ensino comum hoje de “amor-próprio”, “auto-estima”, “auto-exaltação”, “eu posso ser o que eu quiser”, “acredite em si mesmo”, “viva seus sonhos” e “siga seu coração”. Isso é meramente confiança na carne. “Na carne” o homem é inútil: “os que estão na carne não pode agradar a Deus” (Romanos 8:8). Mas “em Cristo” você é de grande valor para Deus, pois esta é uma posição de absoluta perfeição.
Conectado com isto está o maravilhoso fato do Espírito de Deus ter vindo habitar em cada filho de Deus nesta presente era da graça, para dar entendimento (1 Coríntios 2:12) e poder (Atos 1: 8) para a verdadeira vida e testemunho cristão. Este fato e tudo o que está envolvido é digno do nosso tempo para dar maior consideração.
É bom ser lembrado também que Cristo é nosso Grande Sumo Sacerdote à destra de Deus, que Ele cuida de nós em perfeita graça, preservando os crentes do perigo, do  mal e até de nossas fraquezas (Hebreus 4:14-16). Ele é também nosso Advogado junto ao Pai, misericordiosamente nos restaurando se pecarmos (1 João 2:1). Necessitamos grandemente de Seu trabalho de intercessão, mas podemos facilmente esquecer seu significado.
Vamos também nos alegrar grandemente com o fato que não somente os crentes individualmente sejam tão grandemente abençoados por estas coisas, mas que Cristo também é  “a cabeça do corpo da Igreja” (Colossenses 1:18). Ele está profundamente interessado em todos os membros do Seu corpo, e que possamos estar também. Ele uniu os crentes em uma unidade que nunca pode ser quebrada, e espera que possamos também agir nesta verdade estabelecida, tendo amor real por Sua assembleia e entendendo o significado de tudo o que está envolvido em Sua liderança do corpo.
Que doce meditação também podemos ter na perspectiva da promessa da vinda do Senhor Jesus (João 14:3). Ela deve ser tão real para nós quanto as coisas que já são fatos realizados, pois é igualmente certa. Sua importância e as circunstâncias que a acompanham podem muito bem ocupar nossa grata reflexão. Se você não estiver contente em pensar em Sua vinda a qualquer momento para nos buscar, então leve seu coração diante do Senhor, e tire todo impedimento, para que você possa “se gloriar na esperança da glória de Deus” (Romanos 5:2).
Em todos esses fatos simples da verdade viva (e em muitos outros que não foram mencionados aqui), existe um poder que vitalizar e motivar o crente a seguir e servir ao Senhor Jesus de todo o coração. Precisamos da pura verdade de Deus para isso. Timóteo, um jovem, foi informado por Paulo: “Medita estas coisas, ocupa-te nelas, para que o teu aproveitamento seja manifesto a todos” (1 Timóteo 4:15).
É evidente que temos muito pouco tempo para servir verdadeiramente ao Senhor; e para ser uma testemunha verdadeira para Ele, então, que possamos conhecer bem os fatos a respeito dos quais testemunhamos.
LM Grant.