Capítulo 1 – “Tudo JÁ está preparado”

“E, ouvindo isso um dos que estavam com ele à mesa, disse-lhe: Bem-aventurado aquele comer pão no Reino de Deus. Então, disse-lhe Jesus: Um certo homem fez uma grande ceia e convidou a muitos. E, à hora da ceia, mandou o seu servo dizer aos convidados: Vinde, que tudo JÁ está preparado”, Lucas 14:15:17.



“Venha e ouça a grande e antiga história,
História contada em tempos passados
Supera todos os registros da Terra,
História que para sempre durará.
Mais nobre, mais verdadeira
Mais antiga, mais nova
Mais justa, mais extraordinária
Mais triste, mais feliz,
Que este mundo já conheceu”.

O homem que se sentou à mesa com o Senhor Jesus e disse: “Bem-aventurado aquele comer pão no Reino de Deus”, estava dizendo na linguagem daquela época a sensação de que devia ser uma coisa boa para uma pessoa ir para o céu quando ele morrer. Não ouvimos o sentimento expresso tantas vezes agora como costumávamos…

“Há uma terra feliz
Muito muito Distante”,

dizia um dos hinos mais frequentemente cantados nas reuniões de reavivamento. De fato, qualquer que seja o sentimento interno, não dito, tornou-se comum zombar da ideia, daqueles que pregam o evangelho hoje vislumbrando um paraíso no futuro, são por muitos olhados como aliados dos capitalistas, pois oferecem o céu como se tivessem sido subornados por homens, para apenas se contentarem com as coisas que têm e trabalharem arduamente para que seus “senhores” continuem a desfrutar da riqueza que seu trabalho produz. Eu não sei quando e onde essa noção começou, mas um autor em um de seus poemas cento e cinquenta anos atrás, escreveu:
“Trabalhamos desde cedo, trabalhamos até tarde,
Para alimentar o “cavalheiro”
E todo o conforto que temos
Está no túmulo.”

Veja como o Senhor respondeu ao homem que apenas podia imaginar a bênção de Deus “no túmulo”. Propôs-lhe a parábola da grande Ceia e anunciou o convite a ela: “Vinde, que tudo JÁ está preparado”. Preciso enfatizar a palavra “já” (agora), pois tenho certeza de que o Senhor disse, e que a palavra é essa! Certamente significa que Deus não manterá os homens esperando pela alegria apenas após a morte; Ele se oferece para fazê-los alegres hoje, agora, pois a parábola da grande Ceia fala de Sua provisão para a alegria dos homens. Ele preparou alegrias para eles nesta vida, que vão além das suas mais altas expectativas, e Os convida a vir para elas agora, JÁ. Significa que, voltando-se para Deus, os homens não dão as costas para a verdadeira satisfação, pois é para uma celebração que Ele os convida e não um jejum; Ele quer que eles cheguem a isto JÁ nesta vida, pois todas as coisas JÁ estão prontas agora.

O Senhor Jesus permanecia sempre divinamente quieto quando os homens se opunham e blasfemavam; “quando o injuriavam, não injuriava e, quando padecia, não ameaçava”, mas talvez ficasse profundamente comovido e entristecido quando os homens entendiam mal e desconfiavam de Deus. Certa vez, li sobre um irmão em Cristo, um pregador bastante conhecido que chamou sua esposa e cuidadora ao seu leito quando estava morrendo e disse a elas: “Cantem, gritem, Deus é amor”, então ele teve sua alma profundamente agitada pelo pensamento do amor de Deus aos homens; vi uma moça de catorze anos, angustiada e chorando depois de uma pregação, que em resposta a minha pergunta sobre qual era o problema, me disse que havia convidado algumas amigas para virem e ouvirem sobre o Salvador e elas tinham ido embora sem “serem tocadas”. Essa era a causa de sua dor. Será que talvez o coração de Jesus, que conhecia o amor de Deus em toda a sua ternura e poder, não ficasse tocado e angustiado por isso – profundamente triste, quando via que os homens mantinham Deus à distância e viviam suas vidas sem Ele porque acreditavam na mentira do diabo. que se Deus tivesse algo para eles, seria no futuro e não no presente? Eu sinto que quando o Senhor anunciou esta grande Ceia e deu as palavras do convite, Ele o fez com um espírito e um fervor que deve ter tocado e impressionado aqueles que O ouviram, e ainda assim com dor de coração, pois Ele sabia que muitos desprezariam e rejeitariam, mas eu não acho que eles jamais esqueceram o modo como Ele disse: “Vinde, que tudo JÁ está preparado”.

Não podemos ouvir a Sua voz com nossos ouvidos falando conosco como aqueles ouviram, mas as palavras estão lá, e elas nos dizem que Deus considerou e antecipou as necessidades mais profundas de nossas vidas, e que Ele tinha provido para a nossa alegria, quando não tínhamos nem o sentimento nem o poder para fazermos. Confie em Deus, elimine do seu coração a mentira de que Ele é indiferente ao modo como você vive sua vida. Ele não é o autor das misérias dos homens, como alguns imaginam.

“A desumanidade do homem para o homem
Gera incontáveis lamentações”

Deus preparou a grande Ceia; nem anjos nem homens o ajudaram. Pai, Filho e Espírito Santo fizeram isso. A ninguém é pedido que contribua para ela, mas todos estão convidados a tomarem dela e a fazerem isso JÁ – Deus quer que os homens desfrutem de Sua Ceia JÁ. O sino celestial está tocando, chamando os homens para o banquete JÁ. Esse “JÁ” no convite é uma palavra maravilhosa. JÁ é a palavra do próprio Senhor. É uma palavra imperativa, não é futuro, e seu antônimo é “Nunca”.

Tive um parente que não conhecia. Ele ouviu que eu estaria na cidade em que ele morava, e decidiu ir me ouvir e nos conhecermos. Não sei o que ele esperava, mas ficou desapontado com o que ouviu. Esta mesma parábola foi o tema e disse para aquelas pessoas o que estou dizendo agora, que a palavra de Deus diz “JÁ”. Agora, não depois, não amanhã. “Eis aqui AGORA o tempo aceitável, eis aqui AGORA o dia da salvação”, e, “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração”. Escrevi a palavra muitas vezes para ter certeza de que era a minha mensagem, pois tenho a certeza que é agora. Meu parente escutou. O que eu quis dizer? Ela foi certamente a pregação a mais estranha que ele já tinha ouvido! Será que o que eu disse foi muito simples? Ele esperava algo diferente, um sermão intelectual, talvez, para homens “inteligentes”, ou sobre uma forte necessidade de uma vida melhor e mais útil; não sei, mas ele foi embora, como eu disse, desapontado. Mas ele confessou em uma outra carta que não conseguia se livrar dessa palavra “JÁ”. Ela o acompanhou e o manteve acordado à noite; martelou na porta da sua alma; não foi apenas um convite, foi um desafio, e acredito que, através da infinita misericórdia de Deus, realizou o trabalho pretendido.

“Vinde, tudo já está preparado”. O que isso significa? Significa que Deus não está esperando até que você morra para te receber, mas Ele vem até você agora e aqui, trazendo a bênção do céu para você onde você está. Deus te ama e, se você quiser, Ele vai por fim recebê-lo em Sua casa, além do túmulo, mas Ele te ama tanto que não quer que você espere até lá para te alegrar, Ele manda Sua mensagem para você agora – uma mensagem de amor e alegria, um convite para uma grande Ceia, preparada para você por um amor infinito: “Vinde, tudo já está preparado”.

* * * *

Sim, “Todas as coisas já estão prontas”, mas nenhum homem virá e entrará nesta ceia a menos que se converta e se torne como uma criancinha. A criancinha da parábola do Senhor ouve e acredita, sem pretensão alguma, ela confessa sua necessidade quando sente, e simplesmente de forma alegre recebe o que lhe é oferecido e fala sobre o que recebeu. Depois de um trabalho evangelístico prolongado em Kingston, Jamaica, no qual muitas almas ansiosas foram levadas a ceia, um menininho de anos de idade talvez, tocou-me no cotovelo e disse: “Fala comigo, senhor, minha alma não se sente salva”. Conversamos e ele pode ouvir a Palavra e depois nos ajoelhamos em oração. Quando orei por ele, ele orou por si mesmo: “Senhor Jesus”, ele disse, “salve minha alma”. E ele se pôs de pé, não tendo dúvidas de que sua oração foi respondida, pois, como ele disse o que havia dito a ele que o Senhor dissera: “Aquele que vem a mim, de modo algum o lançarei fora”. Ele foi e provou que as palavras do Senhor eram verdadeiras.

Na tarde seguinte, realizamos uma reunião para crianças, e ele pediu que contasse a elas o que havia acontecido com ele dizendo: “Queridos amigos, ontem à noite eu fui a Jesus e Ele me salvou e me fez alegre, e quero que todos vocês sigam meu bom exemplo, por amor a Jesus Cristo, Amém”.

É tão simples assim? Sim, para a criancinha, mas: “Escondeste essas coisas aos sábios e inteligentes e as revelaste às criancinhas”.

Trecho da tradução  em andamento do livro “A ceia, a fome e a chama” (The Feast, the Famine and the Flame) de J. T. Mawson.