Aprender ou fazer

Havia um homem em Nova York que morreu aos 63 anos sem nunca ter tido um emprego. Ele passou toda a sua vida adulta estudando, de faculdade em faculdade. Ele havia adquirido tantos títulos acadêmicos que pareciam o alfabeto por trás de seu nome.

Por que esse homem passou toda a sua vida assim?

Quando ele era criança, morreu um parente muito rico que o nomeou como beneficiário em seu testamento, afirmando que ele receberia dinheiro suficiente para sustentá-lo todos os anos, desde que permanecesse na escola. E deveria ser interrompido quando ele concluísse sua educação.

O homem cumpriu os termos do testamento, mas permanecendo na escola indefinidamente transformou um detalhe legal em uma renda estável para a vida toda – algo que seu benfeitor nunca pretendeu. Infelizmente, ele passou milhares de horas ouvindo professores e lendo livros, mas nunca “fazendo”. Ele adquiriu mais e mais conhecimento, mas não o colocou em prática.

A Bíblia diz: “sejam praticantes da Palavra, e não apenas ouvintes”(Tiago 1:22). Se apenas lermos ou ouvirmos a Bíblia, mas não colocarmos em prática o que aprendemos, talvez sejamos como aquele homem com seus diplomas.

Baseado nos textos de Jim Hyland