A culpa é de Deus

Um menino queria um canivete e incomodou seus pais com tanta persistência que, por fim, cederam e permitiram que comprasse o que queria gastando seu próprio dinheiro no “cobiçado tesouro”. Não demorou muito para que ele cortasse bastante os dedos, então ele se virou para o pai e disse:
“Você não deveria ter me deixado comprar”.

Quando ouvimos essa história, lembramos de alguns que, quando se metem em problemas, sempre atribuem a culpa diretamente a Deus. “Por que”, dizem eles, “Deus permitiu que isso acontecesse?” Essa é uma pergunta que muitos estão fazendo a respeito dessa corrupção e violência por todos os lados no momento em que vivemos. “Por que Deus permite que continue?”

O fato é que todo problema neste mundo é o resultado do pecado estar aqui, e especialmente isto pode ser dito em relação no mundo ao nosso redor. O pecado é o desrespeito a lei – independência de Deus, a determinação dos homens em seguir seu próprio caminho independente da Sua vontade em qualquer assunto. Se os homens estão determinados a agradar a si mesmos, como o menino com o canivete, e, apesar das advertências e súplicas da Palavra de Deus, persistirão na recusa de Sua vontade, e na maneira que Ele aponta como o caminho para eles. “Delícias e paz”, como eles podem reclamar se colheram exatamente o que eles mesmos plantaram? “Deus não é ridicularizado” (não se deixa escarnecer) e os homens não podem desrespeitar a Sua vontade e esperar que Ele os proteja das consequências de sua loucura. “Como odiaram o conhecimento e não preferiram o temor do SENHOR; não quiseram o meu conselho e desprezaram toda a minha repreensão. Portanto, comerão do fruto do seu caminho e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos”, assim está escrito na Palavra de Deus, e Sua Palavra não pode falhar.

Se os homens neste tempo de angústia se voltassem para Deus, não o culpassem pelas consequências de sua própria insensatez, não ligassem seu nome impiamente com suas próprias ambições pecaminosas e esquemas diabólicos, mas santificassem Seu nome reconhecendo que Ele é justo em todo o Seu modo de tratar com eles, e que o Seu caminho está sempre certo, arrependendo-se diante Dele por causa de sua desobediência e pecado, então imediatamente O encontrariam para ser uma ajuda muito presente no tempo de angústia, pois ninguém jamais invocou Seu nome em vão.

Nenhum de nós pode fazer sua própria vontade e esperar ficar imune às consequências, mas abençoado é saber que há perdão com Deus para que possa haver temor – profundo respeito – por Ele e embora os dedos cortados possam não ser imediatamente curados, ainda assim o coração pode ser consolado pela graça de Deus e a valiosa lição aprendida, que o Seu caminho é melhor que o nosso.

“Quem Me ouvir, habitará em segurança, E ficará tranquilo, sem receio do mal” ( Provérbios 1:33 ).

JT Mawson

(este e todos os outros textos e materiais podem ser compartilhados a vontade)