2 – Circunspecto – uma palavra para os crentes que estão vivendo descuidadamente

O Webster’s Dictionary define a palavra circunspecto da seguinte maneira:
Cuidado ao considerar todas as circunstâncias e conseqüências.

Fiquei impressionado com essa definição em relação a essa palavra que aparece apenas duas vezes nas Escrituras…
uma vez no Antigo Testamento e uma vez no Novo Testamento (N. do T. – na versão Brasil, aparece apenas duas vezes também, mas apenas no NT – 1 Timóteo 3:2 e Tito 1:8).
Em conexão com a lei mosaica e com a instrução dada por Deus ao povo redimido de Israel, eles foram exortados assim: “Em tudo o que vos tenho dito, sejam circunspectos” – Êxodo 23:13.

Havia penalidades e consequências se eles desobedecessem ao mandamento de Deus… se eles pecassem (pecado = desobedecer a um mandamento de Deus). Sua história, como é mostrada nas Escrituras, confirma este fato repetidas vezes.

Agora observe esta passagem: “Vede, pois, que caminheis circunspectos, não como tolos, mas como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus” – Efésios 4:15-17).

Sim, tudo o que fazemos tem uma consequência. Cada escolha causa um impacto em nossa vida. Seja para o bem ou para o mal. Será para abençoar, trazer alegria ou tristeza.

Muitos santos de Deus já idosos choram ao colher os resultados de não andar com cuidado e não medirem a importância e o efeito de suas ações quando eram mais jovens. Quantas vezes, quando crianças, desobedecemos ou enganamos nossos pais sem considerar o resultado final. Que possamos como filhos de Deus sermos cuidados para não cairmos no mesmo padrão. Andemos como crentes sábios, não como tolos.

O tempo é curto! Temos apenas alguns breves momentos para vivermos para Cristo e glorificá-Lo aqui neste mundo. Os dias são realmente maus, mas Ele é capaz de nos manter em todas as circunstâncias e em todas as decisões do caminho da fé. Vamos aprender a viver no… “Temor do Senhor” – Provérbios 1:7

Um cristão cuidadoso e que lê a Palavra) e ora
É um cristão sábio;
Considerando cada passo que dá,
A verdade de Deus aplicará.

Ele sabe que há uma consequência
Para cada decisão tomada,
E procura a mente do Pai que não muda,
Confiando nEle para sua ajuda.

Série Edificação, exortação e conforto – 21 artigos de ministério prático baseado na Palavra de Deus escritos por Jim Hyland